25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíPatos do PiauíPaulistanaSimões

Corte de recursos compromete operação carro-pipa em Paulistana, Jacobina e Patos do Piauí

Operação Carro-Pipa - Foto: Reprodução/Exército Brasileiro

Famílias de áreas rurais de seis municípios piauienses em situação de emergência pela seca estão com o abastecimento de água potável comprometido, após o Governo Federal bloquear recursos para a execução da Operação Carro-Pipa (OCP).

De acordo com informações atualizadas que estavam disponíveis até a tarde desta quarta-feira (14) no portal da operação, o serviço estava temporariamente suspenso nas cidades de Campo Alegre do Fidalgo e Simões, no Sul do estado.

Outros municípios do semiárido piauiense como Jacobina do Piauí, Patos do Piauí, São Francisco do Piauí e Paulistana ainda aguardavam o envio de recursos para garantir o fornecimento de água para mais de 11 mil pessoas.

Imagem: Portal da Operação Carro-Pipa

A Operação Carro-Pipa é uma iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Ministério da Defesa, executada em cidades do no semiárido do Nordeste e de Minas Gerais pelo Exército Brasileiro, que existe há mais de duas décadas.

Em novembro, no entanto, a operação foi suspensa em alguns municípios após a escassez de recursos depois que o Ministério da Economia bloqueou R$ 21 milhões que estavam previstos para manutenção da operação em dezembro.

Posteriormente, o Governo Federal publicou portaria no Diário Oficial da União (DOU) abrindo crédito suplementar para normalizar a operação, o que não se concretizou, uma vez que atualmente 56 cidades estão com o serviço suspenso e outras 259 aguardam recurso.

A assessoria de imprensa do MDR informou que a execução da operação é de responsabilidade do Exército, mas que a pasta trabalha para assegurar a continuidade da operação no Piauí e demais estados.

“A necessidade de recursos adicionais foi formalmente comunicada ao Ministério da Economia e o MDR aguarda decisão da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que deverá se reunir ainda nesta semana para deliberar sobre o assunto”, diz a nota.

Fonte: Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais