27.8 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Covid-19: Justiça proíbe candidatos de realizarem festa da vitória em município do Piauí

Ministério Público - Foto: RobertaAline

O Ministério Público do Piauí conseguiu uma decisão liminar, com pedido de tutela de urgência, cancelando a realização de festa da vitória nos municípios de  Nossa Senhora dos Remédios, região Norte do estado. A decisão proibia que eles  promovessem  ou participassem da festa da vitória agendada para ocorrer neste  sábado (21).

Pela decisão, os candidatos eleitos para prefeito José Fernando Oliveira e vice-prefeito Mizael Fortes Vaz também  ficam proibidos de realizar qualquer outro evento que ocasione aglomerações de pessoas, como, concentrações, caminhadas, carreatas e reuniões. A decisão foi expedida pelo juiz Mauricio Machado Queiroz.

O Ministério Público explica que os candidatos eleitos teriam  utilizado da própria conta do Facebook e de um perfil que apresenta notícias da região para divulgar realização de uma festa em praça pública. Considerando a situação da pandemia de Covid-19, que provocou alteração nas eleições de 2020, foi instituído por meio do Decreto 19/2020 Art. 3º, a permissão de atividades com limite de até 100 pessoas, mantendo o distanciamento.

De acordo com o Ministério Público, A “festa da vitória”, conforme o convite nas redes sociais, seria em praça pública. Com isso, não haveria nenhum limite de espaço a fim de controlar a quantidade de pessoas, o que poderia ocasionar um público muito superior à 100 pessoas. Com base em informações obtidas no perfil do candidato, além de fotos e prints de redes sociais, o representante do Ministério Público determina que o prefeito e o vice-prefeito não promovam, organizem, participem da festa da vitória agendada para o dia 21 de novembro.

Caso descumpram a decisão judicial, os candidatos e as coligações podem pagar multa no valor de R$ 100 mil reais por cada ato de descumprimento. A polícia deverá se utilizar dos meios cabíveis para impedir a continuidade do ato ilícito.

O CidadeVerde.com tentou entrar em contato com os candidatos eleitos, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais