27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Educação Geral Piauí

Creche escola para 170 alunos homenageia vítima da Covid

Foto: Reprodução Facebook Noelia Maranhão / Professora Noélia e a filha Bianca vítimas da covid-19

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) inaugurou na manhã desta quarta-feira (29) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Noélia Maranhão da Costa e Silva.  A nova unidade, localizada no bairro Vale do Gavião, zona Leste da capital, atenderá 170 alunos de creche e pré-escola.

A CMEI homenageia a professora Noélia Maranhão, que era servidora da rede municipal de ensino. Ela, a filha e o marido morreram por complicações da Covid-19 neste ano.  Para seus familiares, o gesto da Prefeitura de Teresina é uma forma de reconhecer todo o trabalho, dedicação e contribuições da docente para a educação local.

“Estou muito feliz. Uma emoção muito grande ter o nome de minha mãe eternizado em um Centro Municipal de Ensino Infantil. A Cmei Professora Noélia Maranhão é a demonstração de todo o amor que minha mãe teve pela educação de Teresina. Fico imaginando a senhora neste momento, no meio das crianças. Se um dia eu puder ser a metade da mãe, filha, amiga e professora que você foi, já estarei realizada”, disse Maria Clara Maranhão, filha de Noélia.

“Mesmo essa homenagem acontecendo em sua ausência física, somos gratos por ver seu nome perpetuado publicamente. Sua atuação profissional ajudou a fazer a educação da rede municipal, a melhor educação do Brasil, dentre todas as capitais brasileiras”, ressaltou Ruth Maranhão, irmã da professora homenageada.


Filha de Noélia Maranhão recebe homenagem

Durante a solenidade de entrega da escola para a comunidade, o prefeito Dr. Pessoa disse  que a educação será uma das prioridades da sua gestão. Na ocasião, o chefe do executivo municipal afirmou que, além destas, o poder público tem concluído e dado início a construção de outros prédios educacionais em toda a cidade.

“É uma alegria enorme inaugurar mais esta CMEI, feita seguindo todos os padrões de qualidade para atender a comunidade, principalmente os mais pobres. Agora, as famílias terão um local para deixar seus filhos enquanto trabalham. Esse é o novo modelo de administrar, cuidar da cidade cuidando das pessoas que mais precisam”, disse Dr. Pessoa.


A nova unidade de ensino é equipada com oito salas de aula climatizadas, solários, fraldários, sala de repouso, sala multiuso, banheiros com acessibilidade e pátio coberto. Um investimento de quase R$ 3 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Municipal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Nosso prefeito tem a educação como um desafio e política pública prioritária, pois sabe que, só através dela, é possível emancipar as pessoas”, ressaltou Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação.

O novo CMEI possui oito salas de aula climatizadas, solários, fraldários, sala de repouso, sala multiuso, banheiros com acessibilidade e pátio coberto. Um investimento de R$ 2.932.093,23, oriundo de recursos próprios da Prefeitura Municipal de Teresina e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a diretora Ana Cristina Magalhães, a unidade de ensino fará diferença na vida das mães que precisam trabalhar fora de casa e deixar os filhos em um local seguro para aprendizagem. “Este CMEI será de suma importância para a comunidade. Me sinto lisonjeada por ter sido escolhida para estar à frente desta unidade de ensino que leva o nome de uma pessoa que foi muito importante para a educação pública de Teresina”, pontuou.

Da Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais