22.7 C
Piauí
9 de agosto de 2022
Cidades em Foco
GeralPicosSaúde

Cresce o número de casos de Sífilis em Picos; Saiba mais!

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos verificou um aumento significativo no número de casos de Sífilis em 2016. Segundo dados do órgão, até o dia 11 de outubro já foram notificados 77 casos, praticamente a mesma quantidade de 2015, quando foram registradas 78 ocorrências da doença.

Mas ao contrário da Sífilis, os casos de HIV tiveram uma redução inesperada. Em 2015, o CTA notificou 32 casos, já neste ano, até o dia 11 de outubro, foram diagnosticadas apenas 11 pessoas com a doença. Quanto aos casos de Hepatite B e C, nenhum episódio foi notificado até o momento.

De acordo com a coordenadora do CTA de Picos, a enfermeira Ozeany Vieira, o órgão atende todos os municípios do Vale do Guaribas e realiza uma média mensal de 450 exames. A maior parte dos paciente, segundo ela, é picoense.

Ozeany Vieira, enfermeira e coordenadora do CTA de Picos - Foto: Fabrício Sousa
Ozeany Vieira, enfermeira e coordenadora do CTA de Picos – Foto: Fabrício Sousa

“Nosso público maior são as gestantes. Hoje todo médico exige que as gestantes façam no mínimo dois exames durante a gravidez e também tem comparecido bastante os jovens, justamente pela faixa etária das doenças sexualmente transmissíveis estar mais nesse público de 15 a 24 anos, então tem sido bastante grande a procura aqui no CTA”, avalia a coordenadora.

 

Fonte: Grande Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais