30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Criminosos usam nome de Margarete Coelho para aplicar “golpe da festa”

A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) fez um alerta nas redes sociais informando que criminosos estão usando seu nome para aplicar golpes.

A parlamentar conta que os bandidos ligaram para pessoas próximas a ela convidando para um suposto jantar com o intuito de solicitar um código e clonar o Whatsapp dos contatos.

“Recebi a informação de que alguns dos meus contatos estão recebendo ligações em meu nome! Gente! Não estou organizando nenhum jantar! Trata- se de um golpe para roubar os seus dados no WhatsApp e depois passar a extorquir pessoas usando o seu nome”, alerta a deputada.

A deputada federal para as pessoas que receberam mensagem ou ligação em seu nome falando sobre um jantar não fornecam nenhuma informação pessoal.

 “Se você receber essa ligação e alguém lhe pedir para enviar algum código, não envie! Nem eu e nem ninguém da nossa equipe está contactando pessoas convidando para uma festa, ok? Repasse essa mensagem para os amigos e família”, esclarece a deputada.

O “golpe da festa” tem sido aplicado em todo país. Várias personalidades já relataram ter sido vítimas desta ação onde os criminosos solicitam um código de confirmação, que é informado durante a ligação ou via SMS.

O código libera o acesso ao WhatsApp e o golpista clona a  conta da vítima.  Em janeiro deste ano a  cantora piauiense Pâmela Lima registrou um boletim de ocorrência  após ter sido vítima de golpe no aplicativo. Segundo a artista, o suspeito de estelionato usou o nome do cantor Frank Aguiar para enganá-la e ter acesso aos seus contatos.

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática  orienta que os usuários acionem a verificação de duas etapas em contas de aplicativos e redes sociais. Para acionar a proteção extra no Whatsapp basta abrir o aplicativo , ir até a aba “Configurações”, escolher  o item “Conta”, selecionar a  “Verificação em duas etapas” e clique em “Ativar”.

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais