29.9 C
Piauí
6 de fevereiro de 2023
Cidades em Foco
GeralSertão do Inhamuns em Foco

CTA de Picos realizou mais de 7 mil atendimentos em 2021. Veja números!

Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) (Foto: Wagner Araújo)

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) vem desenvolvendo uma série de trabalhos de saúde essenciais para a população de Picos e macrorregião. Durante o ano de 2021 o órgão realizou 7.042 atendimentos nos consultórios, desde entregas de exames, atendimentos médicos, e esclarecimentos de dúvidas de pacientes. Além do atendimento o CTA, realizou 18.356 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Em 2022 o CTA de Picos ampliará a oferta de atendimentos e novos exames serão ofertados para população de Picos e demais cidades.

O Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes, fez um levantamento das estatísticas do ano de 2021 em relação ao atendimento realizado pelo próprio CTA, e destaca que a maioria dos casos positivos de HIV do ano passado foram detectados em jovens.

“Dos atendimentos, nós podemos falar da entrega de exames, atendimentos médicos, e de pessoas que chegam com duvidas por terem tido alguma relação sexual desprotegida, e vem até nós para receber orientações. No ano passado realizamos 18.356 testes rápidos analisados, desde HIV, Sífilis e Hepatites B e C, onde notificamos 52 novos casos de HIV, sendo que destes 52 casos, 46% são de pessoas jovens, por isso, neste ano vamos intensificar nossos trabalhos nas redes sociais para que esse público tenha mais conhecimento sobre como se proteger”, explicou o coordenador.

Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Borges (Foto: Maria Ivonete)

Fábio Bernardes, chama atenção também para o aumento de casos de sífilis em 2021. “Nós tivemos em 2021, 156 casos de sífilis, onde a maior parte da porcentagem, foi em pacientes jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, então além do HIV, a Sífilis está sendo muito frequente e atinge qualquer pessoa. A proteção e sexo seguro é o mais recomendado para evitar de contrair essas infecções”, frisou Fábio Bernardes.

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos começa o ano de 2022 com muitas novidades, segundo o Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes, a partir do mês de fevereiro o Centro passará a ofertar dois novos exames, o da CHLAMYDIA e gonorreia, exames que serão realizados em gestantes e pessoas que tiverem relação sexual desprotegida.

Atendimento no CTA

O CTA de Picos está localizado na Rua Cel. Francisco Santos, em frente à loja do Paraíba. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, e as pessoas que precisarem dos serviços de exames e atendimentos relacionados as Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs, além da entrega de preservativos masculinos e femininos, devem procurar e se direcionarem ao local, munidos de RG e Cartão do SUS no caso de consultas. Lá é realizado o cadastro e em seguida os pacientes são direcionados para o atendimento.

Campanhas de Prevenção

Durante o ano de 2022 o CTA de Picos realizará diversas campanhas de conscientização e prevenção voltadas para a população sobre a importância do uso de preservativo nas relações sexuais, essas campanhas já terão início agora no mês de janeiro com os bloquinhos de carnaval que são as previas carnavalescas O CTA de picos atuará na entrega de preservativos tanto masculino como feminino e orientará as pessoas para a conscientização em relação as doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: MARIA IVONETE / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais