25.6 C
Piauí
24 de junho de 2022
Cidades em Foco
Geral Picos Saúde

CTA de Picos recebe equipamento de alta tecnologia para detecção de carga viral de HIV e hepatite C

Equipamento moderno para detecção de carga viral de HIV e hepatite C foi entregue para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos. O equipamento é de alta tecnologia detecta em até três horas o vírus.

A coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes, explica que antes os exames eram realizando em Picos e as amostras eram encaminhado para Teresina para análises, com o novo equipamento ambos são feitos no laboratório do CTA dando mais celeridade no diagnóstico.

“É um equipamento novo onde as coletas que eram realizadas em Picos e que iriam para Teresina para estudo, agora poderão ser realizadas aqui mesmo. Antes, quando esses exames iam para Teresina, precisaríamos esperar o resultado em um período de 15 a 20 dias. Hoje, o paciente espera de 95 a 120 minutos, com a realização desse aparelho. O paciente pode aguardar aqui mesmo o resultado. Isso é muito importante, porque esses exames são para pessoas diagnosticadas tanto com HIV quanto com Hepatite C”.

Fonte: Grande Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais