27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Curral Novo do Piauí Geral Saúde

Curral Novo do Piauí recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher. Veja fotos!

Na manhã desta terça-feira,16 de março de 2021, o município de Curral Novo do Piauí recebeu a carreta ‘Sesc Saúde Mulher’, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curral Novo e o SESC, o caminhão estará realizando exames gratuitos de citologia e mamografia. A unidade móvel está localizada em frente a UBS Antônio Lopes de Morais.

Na cerimonia de abertura o prefeito Abel Francisco de Oliveira Junior, o Junior de Abel, como é mais conhecido, falou que a chegada da carreta é o resultado da gestão da Secretaria de Saúde de Curral Novo e pediu que as mulheres que se enquadres nos requisitos venham fazer os exames preventivos.

“Essa carreta faz prevenção das mulheres é uma coisa que vai beneficiar mulheres, ainda mais que não vai precisar fazer o deslocamento para outras cidades, uma coisa dentro da cidade mesmo, principalmente agora que estamos em pandemia e não pode aglomerar, só assim não precisam sair da cidade”, disse o prefeito.

A secretaria de saúde Vanderlúcia Lira afirmou que chegada da carreta é um marco para o município, pois é a primeira vez que se é realizado o exame de mamografia no município e de forma gratuita, fortalecendo, assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo o acesso a esse serviço.

O principal objetivo da Unidade Móvel Saúde Mulher é contribuir com a promoção da saúde da mulher, por meio das unidades moveis direcionadas para o rastreamento de câncer de colo do útero de câncer de mama.

“Desejo imensamente que as mulheres de curral novo possam perceber a importância da realização desses exames aqui oferecidos, e que participem valorizando assim toda essa logística, que celebramos por meio do convênio entre o SESC e prefeitura” falou a secretária de saúde.

A Dra. Eliana Guimarães que é representante do SESC na Carreta da Mulher disse que era uma alegria estar no município e que o SESC tem esse compromisso de contactar as cidades para fazer essas parcerias.

“Não é uma questão de privilégios,  é uma questão de termos esse compromisso, temos 224 municípios e só temos essa unidade no Piauí, a gente precisa também fazer toda uma logística para essa questão de custos, que sabemos que o município tem a parceria, mas o SESC que é uma instituição privada ele não tem um retorno financeiro, mas temos o retorno social”, explicou a Dra. Eliana Guimarães.

Por fim a Secretária de Saúde agradeceu a presença de todos os que estavam presentes, principalmente dos profissionais da equipe de saúde de Curral Novo e as demais secretarias, policiais, sindicatos e as demais instituições que estavam presentes na cerimônia.

Os agendamentos para a utilização dos serviços da Unidade Móvel de Saúde da Mulher estão sendo feitos desde o dia 11 de março, na secretaria municipal de saúde, como também através dos Agentes de Saúde do posto, sendo necessário RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado para realizar o agendamento.

Por Paloma Sene / Estagiária do portal Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais