31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíGeralMunicípios

Curral Novo do Piauí terá maior parque de energia eólica da América Latina

O Piauí terá o maior parque de energia eólica (ventos) da América Latina, garante o secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energia Renováveis, Luiz Coelho. Ele afirmou que uma das maiores subestação para energia eólica do Brasil está localizada em Curral Novo, no Sul do Piauí.

Segundo ele, com a Subestação de Curral Novo, as empresas podem acumular energia e vender para o Operador Nacional do Sistema, que a distribui para todo o país.

Hoje, o Parque de Energia Solar de Curral Novo tem 600 torres e o projeto terá 3 mil torres. “Com 3 mil torres, o Piauí terá o maior Parque Eólico da América Latina. O Piauí está na linha de produção de energias renováveis.

Na sexta-feira, foram arrematados 9 projetos de produção de energia solar em leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica. Nós estamos conseguindo isso porque temos uma rede de distribuição dessa energia”, afirmou.

Luiz Coelho disse que 1 mega de energia solar custa R$ 5 milhões e o Piauí vai produzir 2 mil megas, o que vai dar R$ 10 bilhões de investimentos em um período de três anos.

“São investimentos nessas cifras que vão colocando o Piauí na frente da produção de energia limpa, notadamente, as energias eólicas e solar. Isso é muito importante para o Estado. Não podemos só pensar na sobra de energia.Precisamos pensar que se a gente tem energia aqui no Estado, facilita a instalação de indústrias e de empresas. Precisamos melhorar nosso sistema de distribuição de energia porque existem muitas empresas produzindo energia e jogando na Linha 69. Jogando na Linha 69, equilibra a energia nos pequenos municípios porque no Piauí temos cidades com déficit de energia muito grande”, declarou Luiz Coelho.

10384195_591274374318414_2558297729584455737_n

Os empreendimentos de energia solar do Piauí estão sendo instalados em São João do Piauí, que tem 30% do parque de energia fotovoltaica do Estado; em Picos e Monte Alegre, que são regiões com Subestações de Energia Elétrica e Eixões.

“A energia captada do sol, que se chama fotovoltaica, é captada, mas precisa da rede de transmissão de energia e da subestação. Por isso, é que o Governo do Estado começa a planejar o crescimento das linhas de transmissão e as Subestações de Energia, com linhões, para que possamos ser o grande produtor de energia solar”, declarou Luiz Coelho.

 

Do Meio Norte

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais