24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPicos

Curso de Medicina chega em Picos com cinco Residências Médicas

Com o aval do Ministério da Educação e Ministério da Saúde, o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, iniciará suas atividades letivas em setembro deste ano. A informação é da diretora do Campus Universitário Senador Helvídio Nunes, professora doutora Maria Alvení Barros Vieira.

A consolidação do projeto de implantação do curso de Medicina em Picos, segundo a doutora Alvení Vieira é resultado de uma longa caminhada. “Desde que foi elaborado o plano de expansão do Campus da UFPI de Picos, em 2006 – Há dez anos – que já se pensava na implantação do curso de medicina”, ressalta a diretora.

Doutora Alvení Vieira afirma que houve, a partir desse ano, o engajamento dos reitores, professores e técnicos da instituição, no sentido de avançar para viabilizar a implementação do curso de medicina em Picos. “Como se vê, não se trata de algo feito às pressas. Este projeto é o resultado de longos anos de trabalho, com estudos, pesquisas, discussões e muito debate”, ressalta.

Conforme a diretora do Campus de Picos, esse trabalho foi iniciado quando Fernando Hadad – Hoje prefeito de São Paulo – era ministro da Educação. “Aqui recebemos visitas de professores e técnicos do MEC, que avaliaram todos os aspectos relacionados com a implantação do curso de Medicina no Campus de Picos”, informa.

Aspectos favoráveis

Um dos vários fatores que concorreram para o MEC aprovar a implantação do curso de Medicina foi a constatação de que Picos tem uma vocação natural de Polo Regional de Saúde. “O crescimento do número de hospitais, clínicas e médicas que se multiplicam na cidade, a partir da iniciativa privada, comprova essa tendência”, destaca a doutora Alvení Vieira.

O MEC também constatou o crescimento das clínicas de diagnóstico por imagem, laboratórios de análises clínicas e, ainda, o visível aumento do número de profissionais médicos e de outras áreas da Saúde.

Some-se a isso o fato de que a cidade de Picos é um ponto de convergência numa vasta região com mais de quinhentos mil habitantes, com uma perspectiva de crescimento já comprovada.

Estrutura atual

De acordo com a professora Alvení Vieira, o Campus da UFPI de Picos possui atualmente três cursos em funcionamento na área de Saúde: Biologia, Nutrição e Enfermagem. Há também vinte e dois laboratórios para atender cursos existentes. Esses laboratórios também servirão ao curso de Medicina.

A diretora do Campus disse que a instituição já possui, inclusive, os tanques preparados para receber corpos sem vida, destinados para trabalhos de estudos e pesquisas da disciplina de Anatomia. Além disso, estão assegurados recursos para a construção de um edifício de quatro andares para atender ao curso de Medicina.

Residências médicas

Alvení Vieira disse que a melhoria da estrutura de hospitais e clínicas na cidade é indispensável para funcionamento do curso. Além da construção do Centro de Referência Médica de Picos, ela considera igualmente importante a adequação da estrutura do atual Hospital Regional, para um Centro de Saúde Materno-Infantil.

“A normalização do atendimento na Policlínica é outro ponto a ser levado em conta, tendo em vista a relevância dessas providências para a bom desempenho do curso de Medicina. O curso chega com mais cinco residências médicas e toda essa estrutura servirá para formar novos profissionais qualificados para atender a população”, afirma Alvení.

Início das aulas

Conforme a diretora da UFPI as aulas para os trinta primeiros acadêmicos de Medicina de Picos, terão início no mês de setembro. “Quem fez o Sisu deve ficar atento porque as vagas vão aparecer no edital de convocação para o segundo semestre. Esse edital deverá ser publicado em maio ou junho”, disse.

A diretora do Campus da UFPI informou também que o edital do concurso para vinte professores efetivos foi publicado. Ela adiantou que várias inscrições já foram realizadas. “Mas, a primeira professora do curso de Medicina  de Picos, já está na cidade; é a professora doutora Ticiana Amorim, que veio da Paraíba. Ela está me ajudando nas ações que visam a implantação do projeto”, anunciou.

Para a aula inaugural, o MEC enviará uma equipe de professores com PhD em Medicina a Picos. Eles – os professores – vão realizar a Oficina de Treinamento PBL e Metodologias Ativas. O evento transmitirá noções iniciais sobre teorias afins, mas também conhecimentos sobre os trabalhos de pesquisas e extensão, com repercusão direta nas atividades práticas.

Fonte: Folha Picoense

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais