29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Custo na compra de energia fez tarifa subir no país, diz Eletrobras

O aumento na tarifa de energia elétrica em 5,53% já tem um vilão: a dificuldade das concessionárias em comprar o produto. A justificativa foi dada pela equipe da Eletrobras em entrevista ao Jornal do Piauí. O novo valor da tarifa já está em vigor.

“A composição basicamente que impactou no reajuste tarifário da empresa este ano continua sendo os custos com a compra de energia, ainda impactados pela crise no setor elétrico, devido à redução no sistema hidro elétrico e o aumento do risco hidrológico”, explicou Rafaela Moreia, assistente da diretoria comercial da empresa.

Segundo a empresa, o aumento é considerado baixo em virtude de os consumidores já estarem consumindo energia no regime de bandeira tarifária. “É bem menor, devido os consumidores já estarem pagando a bandeira tarifária desde janeiro. O valor de 5,53% é bem menor do que se nós não estivéssemos no regime de bandeira”, disse a assistente.

Já em vigor, a tarifa será cobrada de forma proporcional. O aumento, de acordo com a Eletrobras, está no mesmo patamar dos outros estados. “A tarifa começou a ser praticada ontem. O aumento será proporcional de acordo com a leitura. O reajuste está em linha com os outros estados. Cerca de 5 a 6% é que as concessionárias estão praticando”, declarou a assistente.

Questionada sobre o aumento ter caído justamente no período mais quente do ano no Piauí, ela disse que a data é fixada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel). “Existe um grupo de empresas no país onde a data-base de reajuste é 28 de agosto”, afirmou, ressaltando que a inadimplência ainda é o principal problema enfrentado pela empresa.

“Só no primeiro semestre, a empresa deixou de arrecadar R$ 68 milhões”, finalizou.

 

 

Do Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais