25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Data AZ: Wilson Martins lidera a eleição para o Senado. Veja números!

Se na eleição para governador, a sondagem espontânea captou seis em dez eleitores indecisos, para o Senado a indecisão é quase total: 84,67% dos entrevistados não sabem ainda em quem votar para senador. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Data AZ, nos dias cinco a oito deste mês, tendo como contratante o Diretório Regional do Partido da Republica (PR) do Piauí.

Wilson Martins, Silvio Mendes, Robert Rios, Ciro Nogueira e Assis Carvalho
Wilson Martins, Silvio Mendes, Robert Rios, Ciro Nogueira e Assis Carvalho

Na Espontânea nenhum dos postulantes às duas cadeiras do Estado no Senado aparece com mais 2% de intenções de voto. O ex-governador Wilson Martins (PSB) tem 1,58%, enquanto o senador Ciro Nogueira (Progressistas) tem 1,42% das intenções de voto.

João Vicente Claudino, que já declarou não ser candidato a senador, aparece com 1,17%, mesmo percentual obtido pelo atual senador Elmano Férrer (MDB). Dr. Pessoa tem 1% e Regina Sousa (PT), que quer ser candidata à reeleição, surge com 0,83%.

Silvio Mendes aparece em segundo, mas ele já disse que não será candidato

Na pesquisa estimulada, o ex-governador Wilson Martins aparece em primeiro lugar, com 16,17%, seguido por Silvio Mendes (Progressistas), com 10,33%. Vale lembrar que Silvio Mendes tem descartado qualquer intenção de disputar cargo na próxima eleição.

Robert Rios (PDT, a caminho do DEM) é o terceiro colocado, com 7,25% e o senador Ciro Nogueira, candidato à reeleição tem 6,83%, um pouco à frente do petista Assis Carvalho, que colheu 6,08% das intenções de voto.

A petista Regina Sousa teve 4,25% das intenções de voto na pesquisa estimulada, mesmo percentual obtido por Marcelo Castro (MDB).

Júlio César (PSD), que ensaia uma candidatura ao Senado, obteve 2,67%.

O percentual de eleitores indecisos (13,67%) somado aos que não votariam em nenhum dos nomes expostos (26,17) soma 39,74% – ou seja, quatro em dez eleitores não se sentem estimulados a escolher nomes para senador.

Rejeição é pequena para senador

Se para governador  a não rejeição aos eventuais candidatos soma pouco mais da metade dos entrevistados (55,17%), para o Senado o índice é ainda maior: 62,17% não sabem ou não opinam quando consultados sobre em quem não votariam para senador.

A pesquisa foi aberta, ou seja, sem que fossem apresentados nomes de candidatos a senador.

Ciro Nogueira apareceu como o mais rejeitado, com 8,92%, seguido por Wilson Martins (4,25%), Assis Carvalho (4,17%), Regina Sousa (3,42%), Marcelo Castro (2,08%), Robert Rios (1,83%), Júlio César (1,42%), Silvio Mendes (1,08%) e João Vicente Claudino (1%).

Confira os gráficos da pesquisa abaixo:

Ficha técnica da pesquisa

Número de entrevistas – 1.200.

Área pesquisa: 55 municípios em 12 territórios de desenvolvimento.

Nível de confiança: 95%.

Data da realização: 05 a 08 de março de 2018

Margem de erro: 2,8% para mais ou para menos.

Registro na Justiça Eleitoral: Nº PI-04473/2018,

Contratante: Diretorio Regional do Partido da Republica (PR) do Piauí

Estatístico Responsável: Laércio de Souza Araújo

Pesquisa liberada para divulgação a partir de 09.03.18

 

 

 

 

Fonte:Portal AZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais