26.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Deam de Picos registra aumento de 140% nos casos de estupro em 2022

Francineide Fontes - Foto: Paula Monize

Na manhã desta sexta-feira (20) a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Picos, divulgou balanço das ocorrências atendidas em 2022. As estatísticas apontam aumento considerável nos casos de Lesão Corporal, Estupro e Estupro de Vulnerável.

A delegada titutar da Deam de Picos, Francineide Fontes, explicou que o aumento no registro das ocorrências se deve à conscientização das vítimas que tem passado a denunciar os agressores.

 “Nós fizemos levantamento dos crimes considerados mais graves que é lesão corporal, estupro classificado da vítima maior de 14 anos e estupro de vulnerável com menores de 14 anos. Nós acreditamos que as vítimas estão procurando com maior frequência denunciar os agressores”, disse a delegada.

Números

Em 2022, 12 pessoas foram vítimas de crime de Estupro. Comparando ao ano anterior, esse número foi de 05, um aumento de 140%.

No tocante ao crime de Estupro de Vulnerável também foi registrado aumento de casos, totalizando 43 vítimas. O aumento foi de 86,96% se comparado à 2021. Já as ocorrências relacionadas à Lesão Corporal, o quantitativo foi de 104 configurando um crescimento de 48,57%.

A delegada Francineide Fontes também chama atenção para o aumento nos pedidos de Medida Protetiva de Urgência.

“Na Deam a demanda maior é de ameaça, as vítimas são ameaçadas constantemente. Em razão disso, elas vêm procurar a Delegacia Civil e em razão dessas ameaças a gente consegue fazer o pedido de medida protetiva seja enviada para a Justiça e, consequentemente,  seja deferida. Os pedidos têm por objetivo que o agressor se afaste da vítima. Em 2022 foram registrados 258 pedidos medidas protetivas de urgência”, frisou.

Confira o balanço!

As estatísticas registradas são referentes aos municípios de Picos, São Luís do Piauí, São João da Canabrava e Santo Antônio de Lisboa.

Como denunciar

As vítimas desses tipos de crime podem se dirigir até a Central de Flagrantes de Picos para registrar a ocorrência, bem como através do site da Polícia Civil do Piauí e do Canal Disque 180.

Fonte: Paula Monize / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais