25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Decreto do governo interrompe férias de profissionais da saúde no Piauí

Foto: Roberta Aline

decreto do governo do Piauí publicado nesta segunda-feira (16) com medidas de prevenção ao coronavírus suspendeu as férias de profissionais da saúde vinculados diretamente à Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi). Mais cedo, o governador já havia anunciado a suspensão das aulas nas escolas estaduais.

O decreto também recomenda aos organizadores ou produtores de eventos, o cancelamento de eventos esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos, dentre outros que envolvam aglomeração de pessoas.

“Não sendo possível o cancelamento, recomenda-se que o evento ocorra sem público”, afirma o decreto.

O documento assinado pelo governador Wellington Dias recomenda ainda aos estabelecimentos privados e órgãos públicos que sigam medidas sanitárias como:

  • locais para lavar as mãos
  • disponibilização de álcool em gel 70%
  • disponibilização de toalhas descartáveis
  • ampliação da frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool

Outra medidas estabelecidas no decreto:

Servidores públicos ou militares, vinculados ao Poder Executivo, que regressarem de regiões em que o surto do COVID 19 tenha sido reconhecido, como também aqueles que tiverem contato habitual com viajantes dessas regiões e apresentarem febre ou sintomas respiratórios dentro de até 14 dias do retorno, deverão procurar um serviço de saúde.

O decreto suspende, pelo prazo de quinze dias, as atividades coletivas ou eventos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública estadual direta e indireta, em locais fechados com aglomeração acima de cem pessoas, ou em locais públicos com aglomeração acima de quinhentas pessoas.

Fica instituído a partir de agora, o Comitê de Gestão de Crise para fins de gestão e acompanhamento da situação de emergência no âmbito estadual, composto por representantes de 12 órgãos, entre eles as secretarias de Saúde (que o coordenará); Governo; Planejamento; Fazenda e Segurança.

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais