33.2 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Decreto estadual permite abertura de quatro setores do comércio picoense a partir desta segunda-feira (6)

Picos - Foto: Cidades em Foco.

O Governo do Estado do Piauí autorizou a abertura de quatro setores do comércio a partir desta segunda-feira, 6, desde que atendam às condições dos protocolos específicos com medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19. Conforme decisão judicial, a Prefeitura de Picos está seguindo os decretos estaduais.

Os setores de saúde animal, saúde humana, serviços automotivos e construção civil devem atender os protocolos específicos do “Pacto pela retomada organizada no Piauí Covid-19 (PRO PIAUÍ)” e apresentar Plano de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19, por meio do link propiaui.pi.gov.br, segundo normatização do Governo do Estado a ser seguida em Picos.

Segundo decreto 19.074 do Governo do Estado do Piauí, poderão retornar as atividades o setor de Construção Civil que “abrange a construção de edifícios, obras de infraestrutura, atividades de demolição e preparação do terreno, perfurações e sondagens, instalações elétricas e hidráulicas, obras de acabamento, montagem de estruturas temporárias, administração de obras, entre outras atividades referentes à construção”, frisa o documento.

Ainda está autorizado a voltar as atividades o setor de Indústria de Transformação de Materiais de Construção, que envolve “atividades de fabricação (madeira, material plástico, vidro, concreto, cerâmica, estrutura metálica, minerais não metálicos e produtos diversos utilizados em obras e construções), envolve também a manutenção e instalação de máquinas”. Além do setor de Indústria de Transformação de Máquinas e Equipamentos que se refere a instalação de máquinas e equipamentos, reparação, instrumentos e materiais para uso médico.

De acordo com o decreto 19.075 do Governo do Estado do Piauí, as atividades relacionadas ao comércio e reparação de veículos automotores também poderão voltar a partir desta segunda-feira (6). Bem como o Transporte de Passageiros, que está relacionado ao “transporte público urbano e intermunicipal por ônibus; transporte coletivo alternativo de passageiros (vans, micro-ônibus ou equivalente); metrô; táxi; e veículo com serviço por aplicativos, entre outros”.

Conforme o decreto 19.076 do Governo do Estado do Piauí, no setor de saúde humana poderão retornar as atividades o atendimento em consultórios e clínicas médicas. Além de serviços odontológicos, fisioterapêuticos, psicológicos, fonoaudiológicos, serviços de nutrição, serviços de atendimento em clínicas Radiodiagnóstico Médico e serviço social. Segundo o decreto 19.077, poderá funcionar o setor de saúde animal, como os consultórios veterinários.

Veja decretos.

CCOM.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais