22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Decreto proíbe consumo de bebida próximo de bares, restaurantes e em local público no Piauí

Wellington discute protocolos para reabertura do comércio no Piauí

O decreto com medidas restritivas em relação ao consumo de bebida alcóolica aos finais de semana foi assinado pelo governador Wellington Dias e divulgado nesta quinta-feira (22). A venda está liberada, mas a população não poderá ingerir álcool em via pública, nem próximo a  estabelecimentos privados como bares, restaurantes e casas de eventos. A restrição se aplica ainda a praças e outros logradouros fora do ambiente domiciliar. 

Acesse o decreto aqui

De acordo com o decreto, fica vedado o consumo de bebidas alcoólicas no entorno de estabelecimentos privados como bares e restaurantes, dentre outros. “Ficando ressalvado, o consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente sentados em cadeiras e acomodados em mesas, respeitando o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros e as demais medidas higienicossanitárias estabelecidas no Protocolo Específico nº 021/2020”, diz o decreto.

Pelo documento, forças de segurança, vigilância sanitária e equipes de saúde serão convocadas para intensificar a fiscalização das restrições estabelecidas nos planos específicos de retomada das atividades, além de promover a testagem da população.

As polícias Militar e Civil, voltarão a fiscalizar a exigência do uso da máscara, álcool gel e o distanciamento nas ruas e dentro de estabelecimentos. Nas casas de eventos será observada também a capacidade ocupação. 

A Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos fiscalizadores de trânsito, devem intensificar as blitzen e a testagem dos condutores com etilômetro. 

“A falta de cuidados está fazendo aumentar o número de pessoas com covid, cresce a ocupação de leitos e, consequentemente, os óbitos. Trabalhamos para conter a transmissibilidade e reduzir mortes” declarou o governador

Na última semana, o Piauí registrou 70 mortes por covid-19, média de 10 óbitos por dia.

 

Busca Ativa

O governador determinou a intensificação do Busca Ativa. O programa visa a identificação de infectados por meio de visitas domiciliares. Equipes de saúde vão às residências e promovem testes inclusive em pessoas assintomáticas.

De acordo com a coordenação do Busca Ativa, em Parnaíba, a testagem identificou e encaminhou para tratamento, 1.500 pessoas que desconheciam estar com covid-19. 

 

Atividades de campanha eleitoral

Sobre as atividades de campanha, o governador Wellington Dias esclareceu que existe um regramento a ser seguido por partidos e candidatos, salientando que a fiscalização cabe à justiça eleitoral. 

“Fizemos um regramento, mas quem trata daquilo que é possível e o que não é possível é o TRE (Tribunal Regional Eleitoral)” finalizou o governador.

 

Fonte: Graciane Sousa /  CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais