24.2 C
Piauí
25 de junho de 2022
Cidades em Foco
Geral Piauí

Defesa Civil distribuirá 11 mil filtros d’água às famílias do semiárido no Piauí

Filtros / Foto: Defesa Civil

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), irá distribuir, neste ano, 11 mil kits de filtros d’água às famílias que convivem com a seca no semiárido piauiense. A ação beneficia municípios em cinco Territórios de Desenvolvimento que estão em situação de emergência por conta da ausência prolongada de chuvas.

A iniciativa está inserida no Plano de Trabalho para Ações de Socorro da Defesa Civil Estadual. As cidades contempladas estão situadas nos seguintes Territórios de Desenvolvimento: Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras.

Em janeiro deste ano, foram distribuídos 400 filtros nos municípios de Coronel José Dias e Anísio de Abreu. Nas próximas semanas, serão entregues mais 400 unidades em Padre Marcos e Caldeirão Grande. “São itens essenciais no lar do homem sertanejo, tanto no período de seca, para armazenamento, quanto para reter os microrganismos e sedimentos da água mais turva no período chuvoso”, explica o secretário da Sedec, José Augusto Nunes.

Com capacidade de 20 litros, o kit filtro compacto com vela cerâmica é registrado pelo Inmetro. Os itens são entregues às secretarias municipais de Assistência Social, que organizam a logística de distribuição às famílias.

Os filtros d’água foram adquiridos com recursos próprios no valor de R$ 1,7 milhão. “A aquisição e distribuição desses kits, assim como de cestas básicas, está dentro das ações da Defesa Civil Estadual para diminuir os impactos da seca, que vai além da presença de carro-pipa. Para isso, temos executado intervenções mais complexas para resolver definitivamente esse problema, como a construção de poços e adutoras”, ressalta o gestor.

Fonte: Da Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais