30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolíticaSaúde

Deputada compara hospital de Picos a espaço onde vivem cavalos

A deputada estadual Teresa Britto (PV) comparou alguns setores do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, a uma estrebaria (espaço onde vivem cavalos). A polêmica declaração foi dada durante a visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, na segunda-feira (27).

Teresa Brito, juntamente com os demais membros, os deputados Francisco Costa (PT), Lucy Soares (PP) e Gustavo Neiva (PSB) conversaram com pacientes e profissionais que atuam no hospital.

Conforme o Portal GP1, a comissão se deparou com pacientes em macas nos corredores e numa espécie de galpão improvisado, onde, segundo a deputada Teresa Britto, as paredes não têm portas, nem janelas e não existe climatização, “não tem nada, um local insalubre”.

Durante a vistoria, foi constatado também que as obras da segunda etapa da urgência, das alas A (obstetrícia) e B (clínica médica), além do Centro de Partos Normais, estão paralisadas.

“Então, foi muito chocante num primeiro momento! Já solicitamos que sejam retirados os pacientes daquele lugar, que é um local insalubre, é negligência, não pode acontecer. A primeira providência é retirar todos os pacientes daquele local e transferi-los para um lugar mais apropriado, que ao menos não seja insalubre” – recomendou a deputada Teresina Brito.

Objetivo da visita 

A presidente da Comissão de Saúde da Alepi disse que o objetivo da visita é vê todos os problemas enfrentados pelo Hospital Justino Luz, em Picos. Eles chegaram ao conhecimento dos deputados através de denúncias de pacientes e de servidores que relataram a precarização dos serviços, assim como o atraso de salário para algumas categorias, especialmente os terceirizados e contratados.

“Aqui em Picos constatamos um quadro preocupante! Ali no Grupo PS já vimos que os pacientes estão trazendo os lençóis de casa. Isso é insalubre e pode aumentar o risco do paciente, que fica mais exposto a uma infecção” – alertou a deputada Teresa Brito. Segundo a parlamentar, a Comissão também ficou sabendo que o Hospital Justino Luz tem um déficit orçamentário de R$ 600 mil por mês para custeio. Além de problemas de higienização, infraestrutura, superlotação e atraso nos salários de servidores terceirizados e contratados.

“Primeiro nós viemos vê a situação de perto e depois vamos elaborar um relatório e entregar ao governador Wellington Dias (PT), ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde. Vamos cobrar do governador, pois ele tem que destinar recursos, fazer essas reformas e dá condições ao hospital, que é referência para a região, funcionar a contento” – apontou Teresa Brito.

*Com informações adicionais do GP1 e Carta Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais