21 C
Piauí
18 de agosto de 2019
Cidades em Foco
Geral Política

Deputada Rejane Dias defende PEC que torna Fundeb permanente

A deputada federal Rejane Dias (PT) defendeu o aperfeiçoamento do texto da Proposta de Emenda à Constituição que torna o Fundeb permanente (PEC 15/15). Na prática, além de torná-lo constitucional, o texto prevê o aumento da participação da União no Fundo, que hoje é de 10%, para 30%, com prazo de dez anos para implantação.

A parlamentar, que é membro da Comissão de Educação da Câmara,  defende a proposta que aumenta a complementação às escolas da rede pública que alcançarem evolução significativa nos índices do IDEB, considerando a realidade socioeconômica de cada aluno. “A ideia é garantir que escolas que se dedicam à qualidade do ensino recebam um aporte financeiro maior e, por conseguinte, sirvam de estímulo e de modelo para outras escolas” destacou Rejane.

Para a deputada, tornar o Fundeb permanente é um compromisso de País, com a educação e com a qualidade do ensino. “A nova proposta do Fundeb redesenha o modelo de participação e distribuição dos recursos para educação, de modo que os Estados e municípios que mais precisam recebam a complementação da União”, pontuou.

O Fundeb representa 63% dos recursos da educação básica, mas só tem vigência até 2020. Ainda segundo a parlamentar, ampliar a participação da União no fundo, de 10% para 30%, com prazo de dez anos para implantação, será essencial para investir nos professores e valorizar o magistério e, assim, cumprir o Plano Nacional de Educação.

Por: Natanael Souza – Foto: Poliana Oliveira/ODIA

Notícias relacionadas

Governador divulga nota de solidariedade sobre atentado contra Lula

Junior Oliveira

Polícia de Paulistana prende foragido acusado de tentativa de homicídio

Junior Oliveira

Leilão da Aneel deve gerar R$ 9 bi para Piauí e outros 18 Estados

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais