23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputada Rejane Dias faz alerta e pede urgência para a votação do Fundeb

Foto: RobertaAline

A deputada federal Rejane Dias pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por meio de um requerimento de urgência, prioridade para a votação do novo Fundeb. Até o final deste ano, a proposta precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, para evitar prejuízos ao custeio da Educação no ano que vem, alertou a parlamentar.

Na Câmara dos Deputados, a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15) do novo Fundeb ainda precisa ser votada na comissão especial, onde a relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende, apresentou relatório em 11 de março. Mas, com a pandemia do novo coronavírus a votação do texto teve de ser adiada.

“A gente não tem uma data de quando a pandemia vai acabar. Por isso é importante o início das discussões agora. Quando chegar o fim do período de isolamento social, a Educação precisará de estímulo e infraestrutura para minimizar o impacto da crise na vida escolar”, pontuou.

O parecer torna permanente o Fundeb e sugere uma maior participação do governo federal no financiamento da educação básica, começando em 15%, com previsão de aumento de um ponto percentual por ano, até atingir 20% no prazo de seis anos. A Proposta pode ser “desidratada” para seu primeiro ano de vigência, dadas a crise econômica que será desencadeada pelo coronavírus.

“Nunca foi tão urgente começar esse debate, nesse momento, para discutir o texto”, diz a deputada.

De acordo com Rejane, se o prazo de votação não for suficiente, a Câmara aprovar a prorrogação do atual Fundeb, sem os aumentos previstos novo texto para Educação.

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais