30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputado Pablo Santos rompe com prefeito Padre Walmir e passa a apoiar Gil Paraibano

Oito meses após aderir ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima, o deputado Pablo Santos (PMDB) rompeu politicamente com o gestor. A partir de agora o parlamentar e seu grupo passam a apoiar o ex-prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), pré-candidato ao Palácio Coelho Rodrigues pela oposição.
Após várias conversas à portas fechadas, o ex-prefeito Gil Paraibano (PP) e o deputado Pablo Santos (PMDB) chegaram a um acordo. O peemedebista e seu grupo deixam a administração municipal e passam a apoiar a pré-candidatura do progressista.
O acordo foi celebrado em almoço realizado nesta quinta-feira, 31, no Restaurante Rala Bucho, localizado na rua São José , nas imediações da praça da OAB. Estavam presentes os deputados Pablo Santos (PMDB) e Belê Medeiros (PP), vereadores Renato Ibiapino e Valdívia Santos (PRP), o presidente da Sociedade Esportiva de Picos, Waldemar Santos Júnior, o Dr. Junior, e o ex-prefeito Gil Paraibano (PP).
O vereador Renato Ibiapino (PRP confirmou que a adesão do grupo do deputado Pablo Santos (PMDB) ao ex-prefeito Gil Paraibano (PP) será anunciada oficialmente nesta sexta-feira, 1º de abril. O ato está previsto para as 9 horas da manhã na residência do ex-deputado Warton Santos, localizada no bairro Canto da Várzea.
 
Entrega dos cargos
 
Em razão do rompimento com o Padre Walmir, o grupo do deputado Pablo Santos já providenciou a entrega dos cargos que mantinha na administração municipal, inclusive, dois de primeiro escalão. Além deles, estavam na folha de pagamento vários comissionados indicados por apadrinhamento político por Pablo e pelos vereadores Renato Ibiapino e Valdívia Santos.
Nesta quinta-feira, 31, a bioquímica Verônica Danda Vasconcelos Santos, esposa do Dr. Júnior, entregou sua carta de demissão da secretaria municipal de Cultura. O titular das Finanças, Eden Gardes Gomes Ibiapino, tentou fazer o mesmo, mas o Padre Walmir já havia deixado o Palácio Coelho Rodrigues.
Segundo o vereador Renato Ibiapino, tio de Eden Gardes, às 8 horas da manhã desta sexta-feira, 1º, o secretário de Finanças vai protocolar na Prefeitura o seu pedido de demissão. “Ele [Eden] já se despediu do cargo, fez uma reunião hoje com os funcionários para anunciar a sua saída” – contou o parlamentar.
Discordou
Ao comentar o assunto, o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), disse que cada um só fica no grupo que quer, onde se sente bem. Porém, não acha correta a atitude tomada por ex-aliados do Padre Walmir (PT).
“Não estou aqui para julgar ninguém, mas acho que cada um tem que tomar a decisão e agir com honra e sinceridade. Se não queria fazer parte da administração, por que não disse isso antes? Depois de passar nove meses tendo participação na gestão, chega agora em cima da hora e entrega os cargos. Não acho correto! Sou do grupo do Padre Walmir e vou seguir até o fim” – reafirmou Hugo Victor.
 
Retorno
 
Nas eleições de 2012, mesmo o PMDB tendo um candidato a prefeito, o deputado Pablo Santos e todo o seu grupo político, resolveram apoiar a candidatura da deputada Belê Medeiros, na época filiada ao PSB. Com direito, inclusive, a indicar o candidato a vice, Dr. Júnior (PRP). A chapa da oposição, composta por Kléber Eulálio e Padre Walmir acabou vencendo o pleito.
Em julho do ano passado, o deputado Pablo Santos aderiu ao Padre Walmir em troca de indicar vários cargos na administração, incluindo a secretaria municipal de Cultura. Por outro lado, o parlamentar se comprometeu a apoiar a candidatura a reeleição do atual prefeito. Nove meses depois ele muda novamente e passa para o lado do adversário.
           
Fonte: Jornal de Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais