27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Geral Política

Deputado pede instalação de câmeras de monitoramento em 12 cidades do Piauí

Deputado Francisco Limma - Foto: Ascom/Alepi

O deputado estadual, Francisco Limma (PT), quer usar um sistema de monitoramento, por meio da instalação de câmeras de segurança, para coibir o furto e roubo de motos e carros em 12 cidades do Piauí. Em entrevista, o deputado explicou que escolheu os municípios devido aos altos índices de criminalidade na região.

O parlamentar acrescentou que alguns destes municípios, banhados pelo rio Parnaíba, têm proximidade com a divisa do Piauí com o Maranhão, integrando a rota de fuga de criminosos que atuam na região. De acordo com o deputado, o objetivo é que a polícia tenha acesso ao sistema de imagens, e assim, identifique e passe a acompanhar os suspeitos.

“Essas cidades escolhidas tem altas taxas de criminalidade, além de estarem próximas a interface do Piauí com outros estados, como o Maranhão. Assim, são muitas vezes usadas para fugas em crimes de roubo de veículos. Com o sistema, que vai funcionar de forma integrada, as polícias vão poder acompanhar isso por meio das câmeras”, afirmou.

Para tanto, a proposição foi apresentada por meio de requerimento encaminhado para o Comando-Geral da  Polícia Militar (PM-PI), da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) e para a Secretaria de Segurança Pública  (SSP-PI).

Segundo ele, as secretarias e técnicos responsáveis definirão a quantidade de câmeras e os locais onde serão instaladas em cada município. “A ideia é monitorar as entradas e áreas de maior fluxo”, destacou. Atualmente, o programa Piauí Conectado também prevê a instalação de câmeras em praças e áreas públicas dos municípios.

Veja a lista de municípios que poderão ser contemplados:

  1. Esperantina
  2. Luzilândia
  3. Barras
  4. Porto
  5. Madeiro
  6. Nossa Senhora dos Remédios
  7.  Matias Olímpio
  8.  Campo Largo
  9. Batalha
  10. Joaquim Pires
  11. Morro do Chapéu
  12. São João do Arraial.

Em 2020, durante as eleições municipais, a implementação de câmeras para coibir a criminalidade foi uma das principais pautas de debates entre candidatos. Na gestão do Prefeito Dr. Pessoa (MDB), a coordenação municipal de Segurança anunciou que usará o vídeo monitoramento em paradas de ônibus, que vem sofrendo com uma onda de vandalismo e furtos.

Fonte: Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais