26.7 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputado Rodrigo Martins pode ir para novo partido de Rodrigo Maia

Quando decidiu tomar conta do PSB no Piauí, em meados da década passada, o então deputado Wilson Martins decidiu buscar fortes lideranças. E uma delas foi a do deputado Wilson Brandão. O convite – em seguida aceito – gerou uma piada por parte do jornalista Zózimo Tavares: o PSB passava a contar em seus quadros no Piauí com o Wilsão e o Wilsinho.

A piada pode se repetir agora, mas em nível nacional. E não mais indicando ingresso no PSB, mas saída. É que o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara e mandachuva do DEM, está convidando para o partido que trocará de nome um outro Rodrigo, no caso o Martins, deputado federal do Piauí. É Rodrigo ao quadrado.

Rodrigo Martins é do PSB, onde está sem nenhum conforto, em confronto direto com a direção nacional do partido. Com um presidente que mais separa que junta os partidários, o PSB não se entende e deve perder metade da bancada na Câmara. Daí, tem poucas chances de permanecer com Rodrigo Martins. Resta saber qual a chance do deputado piauiense desembarcar na sigla que Maia tenta modificar e turbinar.

Rodrigo Martins conta com alguns convites, como o da Rede Sustentabilidade. Mas deve fazer um cálculo de viabilidade política, incluindo a possibilidade de empunhar um discurso situado na oposição ao governador Wellington Dias. Nesse aspecto, se o DEM não mudar de nome, tem poucas chances de assinar a ficha de filiação no time de Rodrigo Maia.

Mas a mudança já está praticamente certa, como adiantado aqui na coluna. O velho PFL deverá passar a se chamar Centro Democrático. E quer ser relevante na maior parte dos estados. Por isso mesmo Maia está se mexendo, atraindo lideranças que somem política e eleitoralmente. O Piauí é um dos seus objetivos.

 

No Piauí, ‘PSB’ pode seguir junto como Centro

Não é só Rodrigo Martins que está sob a mira de Rodrigo Maia como reforço para o Centro Democrático, partido que substituirá o DEM.  Heráclito Fortes, outro em confronto com a direção do PSB, já faz parte do grupo que articula com Maia a formação da nova sigla. E também Átila Lira, outro descontente do PSB, tem convite do presidente da Câmara.

ida de Heráclito é praticamente certa. A de Átila é uma possibilidade bastante alta. O ex-secretário de Educação já esteve muito próximo do PSDB. Essa possibilidade perdeu força. Também foi convidado por Ciro Nogueira para ingressar no PP – o que só será possível de Ciro deixar de ser aliado de Wellington Dias.

Tudo isso aumenta a chance do convite de Rodrigo Maia ser aceito por Átila. E como é bastante razoável a chance de Rodrigo Martins seguir para o Centro Democrático, os três deputados que hoje estão no PSB seguiriam juntos nas próximas eleições, mas na nova sigla.

Uma questão fica por definir: qual seria o destino de Wilson Martins. Hoje ele preside o PSB no Piauí. Mas é muito pouco provável que fique só – ou que Rodrigo Martins, seu sobrinho, siga para outra sigla sem entendimento prévio com o ex-governador. De repente, ele também pode ir para o Centro.

 

 

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais