23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputado Rubem Martins defende retorno do programa Ronda Cidadão no Piauí

O deputado estadual Rubem Martins (PSB) teve requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde solicita que sejam retomados os programas Ronda Cidadão e a Companhia Independente de Polícia Militar Comes e Damião (Codam). O pedido será encaminhado ao governador Wellington Dias (PT)

Rubem Martins explica que os altos índices de violência no Estado do Piauí, principalmente na cidade de Teresina, estão preocupando a população e por isso existe a necessidade de retornar com os programas que fazem uma segurança pública mais interativa e comunitária.

“O objetivo desta proposição é uma reivindicação da sociedade piauiense que exige uma segurança pública eficiente e atuante que venha a reforçar, resgatar e assegurar o policiamento nas ruas e em locais de grande movimentação como paradas de ônibus, bancos, loterias, faculdades, escolas, praças, parques, pontes, supermercados e freiras ou logradouros de todos os bairros e vilas do Estado do Piauí, haja vista que nas últimas pesquisas divulgadas em abril do corrente ano, foi considerado o terceiro estado mais  violento do Brasil, perdendo  somente para o Ceará e o Maranhão”, explicou.

O programa Ronda Cidadão foi implantado na gestão do irmão de Rubens Martins, o ex-governador Wilson Martins (PSB) e encerrado pelo governador Wellington Dias. O parlamentar explica que estados como Manaus, Brasília, Rio de Janeiro e Goiânia estão retornando com esses tipos de programas.

“Conforme o artigo 144, inciso V e § 10 da Constituição Federal atribui às policiais militares caracterização e órgãos de atividade permanente de segurança pública, atuando como força auxiliar e reserva do Exército, cabendo a elas a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas”, justificou o deputado.

GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais