24.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputado Rubem Martins quer distribuição dos royalties de energia eólica

O deputado Rubem Martins (PSB) manifestou defesa, nesta segunda-feira (11) na Alepi, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 97/15 que tramita na Câmara Federal de autoria do deputado federal Heráclito Fortes (PSB). Essa proposta transforma o potencial de energia eólica em patrimônio da União, ensejando o pagamento de royalties pela sua exploração.

A PEC 97/15 busca assegurar, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos e eólicos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

“Eu discordo e sempre discordei da forma de cobrança dos royalties. Todo o ICMS gerado pela importante fonte de receita fica exatamente na fonte consumidora de energia, como é hoje para tudo. No caso da energia eólica do Piauí, ela é praticamente 100% transferida para os estados do Paraná e Minas Gerais, que adquiriram em leilão público essa energia. E essa preocupação do deputado Heráclito Fortes de buscar a repartição dos impostos nós queremos repercutir e aplaudir”, disse Rubem Martins.

A admissibilidade da PEC será examinada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, a proposta será analisada em uma comissão especial de deputados, a ser criada especificamente para esse fim. E depois seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

 

Fonte:Viagora

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais