31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputados apontam danos ambientais em empreendimentos no Sul do Piauí

A deputada estadual Teresa Britto (PV), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, lamentou o que considera como crime ambiental no município de São Gonçalo do Gurgueia. Para a parlamentar,  empreendimentos na região estão devastando a vegetação e as bacias, inclusive das nascentes de riachos.

“O fato é que a situação lá é séria, o rio Gurgueia está sendo assoreado, bem como pequenos agricultores perderam suas plantações e os animais de criação. Nós queremos urgentemente uma ação do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, do Ministério Público do Meio Ambiente e desta Casa para que possamos nos responsabilizar e cobrar que a empresa responsável pelo crime pague os prejuízos provocados às famílias e ao meio ambiente”, defendeu.

A parlamentar falou da importância de ser feito um direcionamento sério no local e modo a evitar o desastre ambiental maior no município do Sul do Piauí. Segundo a oradora,  não houve um estudo sobre o impacto ambiental das ações no município.

Teresa Britto chamou a atenção da Casa para que seja realizada uma audiência pública no município. “Vamos apresentar nesta Casa, amanhã, um requerimento solicitando uma audiência pública com a presença da comunidade e dos órgãos competentes. E que as medidas cabíveis sejam tomadas, para que não tenhamos aqui, um ‘Brumadinho’ ou ‘Mariana’, como está acontecendo hoje, em Minas Gerais”, lembrou.

O deputado Henrique Pires (MDB) se solidarizou com a deputada Teresa Britto e disse ser inadmissível três rompimentos em 45 dias.

O parlamentar concordou com a audiência pública e disse que o desenvolvimento é necessário, porque traz inúmero benefícios para o Estado, mas é preciso que os prejuízos sejam calculados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e pelo Ministério Público, para que a empresa faça uma compensação dos danos ambientais e para que fatos como esse não volte a acontecer no Piauí.

Henrique Pires também falou da necessidade de empresas que estejam dispostas a investir no Piauí, que o Estado está de braços abertos, mas que o caso relatado pela deputada é muito sério e precisa ser olhado com muito cuidado.

foto: Alepi

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais