29.9 C
Piauí
6 de fevereiro de 2023
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Deputados disputam 20 cargos federais no Piauí e definem critérios de indicação

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Pelo menos 20 cargos federais no Piauí estão na mira dos deputados federais da base aliada e buscam um acordo sobre indicação de nomes no governo Lula.

Na disputam estão cargos como Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco), Dnit
(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e outros.

A reportagem apurou que o Dnit será uma indicação do ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias e o senador Marcelo Castro (MDB) poderá indicar a Codevasf, um dos órgãos mais disputados. Existem outros cargos que a indicação têm que ser com funcionários de carreiras.

Um grupo de parlamentares defende uma indicação por votos e outros por bancada. A base governista é composta pelos partidos PT, PSD, PV e MDB na Câmara Federal.

O deputado Flávio Nogueira (PT) deverá ser o novo coordenador da bancada e irá substituir Átila Lira (Progressistas).  O deputado Florentino Neto (PT) defendeu que a indicação seja por bancada. Ele afirmou ainda que lutará para que a Funasa não seja extinta. “A nossa ideia é que seja distribuída por bancada”, disse Florentino.

O deputado Jadyel Alencar (PV) também defendeu a indicação dos cargos por bancada e não por votos.  “A eleição passou e agora no Congresso todos os parlamentares têm o mesmo direito e o mesmo peso. Essa divisão tem que ser no diálogo, vendo afinidade de cada parlamentar para que seja feita de forma democrática”, disse o parlamentar.

Jadyel afirmou ainda que defende que seu partido indique a Codevasf. “Tenho dito que enquanto parlamentar temos que procurar o órgão que leve o maior número de ações e com certeza a Codevasf é um órgão que contempla muito bem, proporciona que o parlamentar leve muitas ações para os municípios. Estamos com diálogo aberto e esperamos que possamos ter êxito”, disse Jadyel.

“Eu defendo que os cargos federais sejam pactuados em diálogo democrático aonde a bancada do governo possa discutir a afinidade de cada parlamentar com cada pasta para que todos os parlamentares possam contemplar suas bases e seus municípios”.

Fonte: Flash Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais