24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Deputados do MDB e do Progressistas discordam sobre o peso dos prefeitos

O deputado João Madison  (MDB) provocou reações no Progressistas ao minimizar o peso dos prefeitos na definição da base governista. Para o emedebista, as manifestações dos prefeitos Progressistas terão pouco peso na escolha do governador Wellington Dias  ( PT).

Madison lembra que em algumas cidades, a oposição seria até mais forte que os próprios prefeitos. “Temos que analisar em vários aspectos. Prefeito é importante e queremos ter prefeitos, mas tem prefeito que não está bem na fita. É muito relativo. No meu caso, tem cidade onde sou oposição e minhas lideranças estão mais fortes que o prefeito. Esse filme já vi. Mao Santa já ganhou eleição com três prefeitos. Na época do Wellington Dias também foi assim.  O povo na hora de votar para senador e governador é diferente de deputado federal e estadual”, declarou.

O presidente do Progressista, deputado Júlio Arcoverde, reagiu. Segundo ele, João Madison despreza o poder dos prefeitos. “O deputado João Madison tem um entendimento de achar que prefeito não vale muito. Prefeitos são a base para estarmos na Assembleia, na Câmara Federal e para o governador. Os vereadores e prefeitos são a base da política. Os deputados devem participar dessa política municipalista. Eles representam o que o povo está pensando”, disse.

Júlio comentou a crítica do MDB à possibilidade dos Progressistas indicarem duas vagas na chapa majoritária. “Acho que dentro da proporcionalidade, se o governador fizer um critério e esse critério for transparente, com a participação de todos os partidos da base, não tem problema nenhum para os Progressistas. Agora não pode um partido com dois e outro com um. Desde que seja uma representação de todos os partidos não tem problema”, destacou.

Júlio Arcoverde pede que o governador defina um critério para a escolha do vice. “A prioridade dos prefeitos do Piauí é a reeleição de Ciro. Mas vamos lutar para Margarete ter condições de ser vice. Desde o começo pedimos critérios transparentes ao governador.

Para Júlio, o evento dos prefeitos Progressistas foi um sucesso. “O evento foi um sucesso. Tivemos uma grande quantidade de prefeito na segunda-feira. É um manifesto municipalista de prefeitos dizendo que querem ser ouvidos”, comentou.

 

Fonte: Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais