25.6 C
Piauí
24 de junho de 2022
Cidades em Foco
Destaque Geral

Detran do Piauí informa que carros novos podem circular sem placa; veja orientações

O setor automotivo no Piauí retornou seu funcionamento e, como os Departamentos estaduais de trânsito (Detran) estão fechados desde março, alguns serviços estão suspensos, como o emplacamento dos veículos. Para não ter problemas com as autoridades de trânsito, basta manter no carro a nota fiscal do veículo. Veja abaixo algumas orientações sobre como resolver questões relacionadas ao Detran, no Piauí, até o dia de sua se sua reabertura, prevista para 10 de agosto.

Durante uma entrevista à TV Clube nesta terça-feira (21), o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, esclareceu algumas dúvidas relacionadas ao departamento e respondeu perguntas de motoristas.

Nota fiscal substitui emplacamento em alguns casos

O diretor-geral explicou que os proprietários que compraram carros após 19 de março, podem transitar apenas com a nota fiscal, medida autorizada pelo Conselho nacional de trânsito (Contran).

Em caso de perda da placa, motoristas devem andar com o Boletim de Ocorrência durante a suspensão dos serviços de trânsito — Foto: Reprodução/RBS TV

Em caso de perda da placa, motoristas devem andar com o Boletim de Ocorrência durante a suspensão dos serviços de trânsito — Foto: Reprodução/RBS TV

Caso o proprietário do veículo tenha perdido a placa do veículo, o diretor ressalta que o bom senso deve prevalecer, ou seja, a apresentação do boletim de ocorrência é válido para que o condutor continue circulando.

Licenciamento digital substitui documento físico

Para quem está com o emplacamento vencido, o diretor disse que o serviço de renovação de licenciamento não foi interrompido, mas sendo feito pelo site do Detran-PI e pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

“O Piauí conta com o CRLV [licenciamento] digital e os proprietários podem realizar a renovação de forma digital e imprimir em casa, em impressora comum e papel A4, substituindo o documento impresso em papel-moeda”, explicou.

Licenciamento de veículos pode ser impresso em papel normal, substituindo o papel-moeda — Foto: Reprodução/TV Clube

Licenciamento de veículos pode ser impresso em papel normal, substituindo o papel-moeda — Foto: Reprodução/TV Clube

Caso o usuário não consiga imprimir o documento, pode contatar o suporte no site do Detran, para receber orientação.

Condutores com deficiência

Para condutores com deficiência física, o direito de isenção de impostos é feito através da perícia médica. O diretor disse que ainda não há um prazo para o retorno das perícias médicas no Piauí.

Renovação de CNH

“As carteiras de habilitação vencidas a partir de 19 de fevereiro estão validadas, podendo ser utilizadas regularmente, por conta da suspensão de prazos de renovação de CNH”, disse.

Multas

Em caso de multa autuada não penalizada e outras reclamações, o diretor indicou que os condutores podem fazer reclamações e buscar ajuda no site do Detran. “Já fizemos mais de 6 mil atendimentos por esse canal”, disse.

Compra e venda de veículos

Para realizar a venda de um veículo, é necessário o Documento Único de Transferência (DUT). Para os proprietários que não possuem o documento e precisam retirar a 2ª via, o atendimento deve ser de forma presencial, para realização de vistoria. Devido aos atendimentos estarem suspensos, o diretor recomendou que os usuários do Detran aguardem o retorno das atividades.

“Atualmente, o atendimento presencial do Detran é feito através de despachantes, abrangendo representantes de revendedoras e concessionárias de veículos. O diretor explica que está sendo tratado com o governo, ainda sem data, a ampliação para toda a sociedade os serviços relacionados a CNH, como emissão, renovação e provas práticas”, finalizou.

Ajuda por e-mail e WhatsApp

O Detran-PI disponibilizou o WhatsApp (86) 98112-8238 e o e-mail cnh@detran.pi.gov.br para que condutores, centros de formação de condutores (CFCs) e usuários de trânsito possam solicitar informações, requisitar serviços, tirar dúvidas e fazer reclamações relacionadas à CNH junto ao órgão.

Em caso de problemas ou dúvidas na emissão do CRLV Digital, o e-mail crlve@detran.pi.gov.br está disponível para atendimento.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais