29.7 C
Piauí
17 de fevereiro de 2020
Cidades em Foco
Geral Piauí

Detran explica atraso na entrega de licenciamentos e promete versão digital

Motoristas que quitaram o IPVA em janeiro deste ano reclamam que até agora não receberam por correspondência o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV). O Cidadeverde.com entrou em contato com o  Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) que informou que o atraso se deu por um “congestionamento no sistema”.

O diretor do Detran, Arão Martins, garantiu que o contrato de distribuição com os Correios está vigente e que a demora é resultado da alta nos pedidos de renovação.

“Houve uma interrupção no repasse dados para os Correios por conta do congestionamento do sistema com o alto número de renovações agora no início do ano. Tivemos uma reunião hoje com os Correios e esse problema será resolvido no mais tardar esta semana”, garantiu o diretor do órgão.

Atraso por multa

O pedido de contribuintes que quitaram o IPVA mas possuem alguma multa ou outra pendência é barrado pelo sistema do Detran. “Às vezes as pessoas reclamam da demora mas isso porque o licenciamento não foi completado, como pagamento de multas. Elas podem não ter recebido pensando que estão regulares”, esclareceu Arão Martins.

Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

Extinção da CRLV impressa

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em dezembro de 2019deliberação que trata da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital). A nova modalidade do documento será nacional e substituirá a versão impressa.

“Na sexta-feira (14) iremos lançar o CRLV digital e vamos explicar como ter acesso ao documento pelo próprio celular. Quem não tem o smartphone pode imprimir o documento que terá a mesma validade que o digital”, adiantou o diretor do Detran.

Um aplicativo baixado no celular deverá ler um QR-Code (código) impresso na parte interna das CNHs emitidas a partir de maio de 2017.

Fonte: Valmir Macêdo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais