24.9 C
Piauí
23 de setembro de 2021
Cidades em Foco
Geral Municípios Piauí

Detran leva ações de educação no trânsito a Simplício Mendes

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizou uma série de ações educativas na cidade de Simplício Mendes. A convite da prefeitura do município, os técnicos da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) ministraram palestras sobre educação no trânsito e distribuição de material educativo em colégios. As ações tiveram início na quarta-feira (18).

Na manhã desta sexta-feira (20), cerca de 200 alunos participaram da palestra ministrada pela professora Oneide Santos, da Escola Piauiense de Trânsito, no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral José Atanásio de Santana. A educadora chamou a atenção dos estudantes para atitudes que devem ser cumpridas, como por exemplo, atravessar na faixa de pedestres; obedecer a velocidade, utilizar equipamentos de proteção, não falar ao celular enquanto dirigir, utilizar o cinto de segurança e respeitar o sinal, o pedestre e o ciclista, além de explicar sobre o movimento internacional Maio Amarelo.

Durante a palestra, os estudantes tiraram suas dúvidas e compartilharam algumas experiências negativas de imprudência no trânsito envolvendo pais, amigos ou conhecidos. Um dos pontos mais comentados pelos estudantes foi o uso do celular ao volante, um hábito, segundo as próprias crianças, que tira a atenção dos motoristas enquanto dirigem.

O estudante Márcio Gabriel, 13 anos, ficou animado com a presença da equipe de educação para o trânsito do Detran na escola. “Achei as dicas super interessantes. Ter educação no trânsito é tão importante quanto aprender português e matemática. Quando chegar em casa eu vou conversar com meus pais sobre o que eu aprendi”, disse o adolescente.

Para a gerente da EPT, Zulmirene Sousa, a realização de palestras em escolas é essencial para a formação de cidadãos conscientes sobre os cuidados no trânsito. “Os estudantes aprendem rápido e têm um jeito especial de conscientizar os familiares. Além disso, fiscalizam o comportamento dos adultos no trânsito, sempre lembrando que atitude correta deve ser adotada, seja com relação à faixa de pedestre ou ao uso dos equipamentos obrigatórios de segurança”, pontuou a gerente.

As ações encerram neste sábado (21), com a realização de blitzen educativas em pontos estratégicos da cidade com a distribuição de adesivos e panfletos com dicas de segurança de trânsito.

 

Da Editoria de Cidades

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais