23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Dinheiro de empresas será para o Caixa 2, diz Robert Rios

O deputado estadual Robert Rios Magalhães (PDT) não acredita que a decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir que empresas privadas façam doação para campanhas eleitorais terá efeito positivo nas eleições municipais de 2016. Ele acredita que as empresas vão continuar doando recursos para os candidatos, mas dessa vez de forma clandestina, o chamado caixa dois.

“A decisão não impede o caixa dois. Não está proibido [a empresa] de dar dinheiro por trás. E é muito difícil, na prática, ter fiscalização”, disse o parlamentar, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

Robert Rios afirmou que o financiamento de campanha é o nó que está mergulhando o Brasil na corrupção. “Toda vez que você deixa um empresário financiar uma campanha, ele tem algum interesse por trás disso. Ninguém vai dar dinheiro para ninguém sem ter interesse. Então fica essa linha de mão dupla, em que os empresários financiam as campanhas e os políticos passam a trabalhar para os empresários. A raiz da corrupção está aí”, comentou deputado.

O deputado Dr. Pessoa (PSD) também acredita que as empresas vão continuar dando um jeito de financiar os candidatos, mesmo ilegalmente. “Muitos dão um jeito de driblar a Justiça. A mudança [na lei] deveria ser mais ampla, pois para o corrupto o remédio tem que ser mais amargo”, comentou o parlamentar. Apesar disso, ele acredita que a decisão do STF vai ajuda a reduzir a corrupção envolvendo políticos e empresas.

Dr. Pessoa também entende que o “maior viés da corrupção está vindo das empresas financiando candidato a deputado, vereador, prefeito que não tem nada de amor à pátria”.
Por: Robert Pedrosa – Jornal O DIA

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais