27.7 C
Jacobina do Piauí
17 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Diretor desmente boatos sobre falta de sangue no Hemopi

Boatos sobre a falta de sangue no Hemopi circularam pelas redes sociais no fim de semana.  As mensagens espalhadas pelo WhatsApp, Facebook e Twitter tinham o seguinte conteúdo: “O Hemopi está sem sangue de todos os tipos. O estoque está zerado. Passem para outros grupos. Vamos mobilizar para que as pessoas possam fazer doações”.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins disse que tudo não passou de um equívoco. “Houve esse equívoco sobre a demanda de sangue tipo A negativo, para um paciente que, possivelmente, estava internado. O nosso Serviço Social descobriu que não se tratava do hemocentro do Piauí, mas do Pernambuco. Foi um trote. Graças a Deus nós não tivemos essa necessidade. Não faltou sangue no Hemopi no fim de semana. Toda a necessidade de hemocomponentes do Estado foi atendida”, esclarece.

A pesar do equívoco, Jurandir Martins ressalta que o Hemopi está disponível para receber doações. Em Teresina, o hemocentro funciona na rua 1º de Maio, 235, Centro/Sul. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, sem intervalo para almoço. Já os hemocentros regionais- em Picos, Parnaíba e Floriano- ficam abertos de segunda a sexta.

“Paralelo a isso, nosso setor de captação realiza campanhas de coletas internas e externas, sempre obedecendo os critérios básicos de doação; Ter entre 18 e 69 anos; apresentar documento oficial com foto; pesar acima de 50 kg e estar saudável e alimentado. Nossa necessidade de sangue é permanente e constante. Temos que abastecer tanto Teresina como o interior do Estado, oferecendo hemocomponentes para hospitais públicos e privados. Por issso, sempre convocamos a população para esse nobre ato de cidadania”, acrescenta Jurandir Martins.
Graciane Sousa / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais