32.2 C
Piauí
9 de agosto de 2022
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Diretor do HUT diz que estoque de medicamentos usados por pacientes com Covid-19 está ‘crítico’

Hospital de Urgência de Teresina (HUT). — Foto: José Marcelo/ G1 PI

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está com baixa no estoque de medicamentos há dois meses. Segundo o diretor Rodrigo Martins, estão em falta principalmente bloqueadores musculares para manter pacientes entubados em UTIs, um dos principais medicamentos usados por pacientes em situação grave da Covid-19.

De acordo com a direção geral do hospital, a procura pelo medicamento aumentou nos últimos meses, devido à Covid-19, e está havendo dificuldade geral para a compra das substâncias.

Em reunião virtual com o ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, no dia 8 de julho, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), solicitou o envio de medicamentos, que estão em falta não apenas no HUT, mas em vários hospitais da capital.

“O HUT não está com seu estoque zerado, mas nós estamos com o nosso estoque crítico, inclusive já fizemos pesquisas em todo o Brasil, mas infelizmente há uma falta de produção em todo o território nacional. É preciso que o Ministério da Saúde tente viabilizar uma compra internacional desses bloqueadores neuromusculares pelo menos, pois é o que está mais em falta nesse momento”, explicou.

Retorno do comércio e impacto nos hospitais

Ainda de acordo com o diretor geral, as medidas de isolamento social começaram a ser flexibilizadas há poucos dias e o reflexo na rede hospitalar só poderá ser sentido dentro de 14 dias, que é o tempo de incubação do novo coronavírus.

“Tem dias que a gente amanhece com muitas vagas e no final do dia estão preenchidas totalmente. Então é algo que é imprevisível. A gente torce para que o pico da doença tenha passado e que não tenha um novo pico aqui na cidade de Teresina para que a gente possa ganhar tempo para buscar esses medicamentos, mas é um problema que foi identificado dois meses atrás e infelizmente estamos buscando essas medicações, mas não conseguimos encontrar”, completou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais