24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Disque 193: Piauí terá número único para as chamadas de emergência

O cidadão piauiense não vai mais precisar decorar vários números de serviços de emergência como o da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (193), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

O governador Wellington Dias sancionou a Lei de nº 6.759, de 13 de janeiro, que institui a criação de um Número Único para Chamadas de Emergência (Nutepi). Com a implantação do sistema, todas as chamadas telefônicas desses serviços serão atendidas a partir de uma Central de Atendimento de Chamadas de Emergências (Cacem). A modelagem de número único vem dando certo em alguns estados brasileiros.

Segundo o secretário da Segurança, Fábio Abreu, o número único vai, em uma situação de emergência, agilizar e facilitar a comunicação da população com os órgãos. “Atualmente, precisamos decorar vários números de urgência, o que é complicado em situações que exigem rapidez. Essa Central de Atendimento facilitará a comunicação dos piauienses em casos de emergência”, explicou o secretário.

Fábio Abreu informou que o Estado deverá investir em um sistema de Tecnologia da Informação (TI) para garantir o bom funcionamento do atendimento das chamadas. “O sistema de TI vai permitir que as ligações sejam atendidas com eficiência”, afirmou Abreu.

De acordo com o projeto, o Governo do Estado vai estruturar uma central para receber todas as chamadas de emergência do Piauí. Após o atendimento inicial, a central vai direcionar o atendimento de acordo com o tipo de ocorrência. A nova lei estabelece um prazo de 90 dias, a partir da publicação da sanção, para que o Governo realize a implantação do novo sistema.

 

 

Fonte: O Olho

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais