27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Divulgada a programação dos festejos de Nossa Senhora Aparecida em Jacobina do Piauí

Igreja Católica no Centro da cidade de Jacobina do Piauí

Com o tema “Em Jesus, com Maria, restauramos a vida” os fiéis vão celebrar a 71ª festa de Nossa Senhora Aparecida, da área pastoral da Paróquia de São Sebastião, no município de Jacobina do Piauí, entre os dias 03 a 12 de outubro. As celebrações seguirão todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, como uso de álcool em gel, uso obrigatório de máscara durante as missas e o distanciamento social.

De acordo com informações, a programação da festa já está definida. Do dia 25 de setembro a 02 de outubro, haverá a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas da cidade. No dia 02 de outubro, acontecerá a abertura do festejos com a celebração da palavra na igreja de São Pedro, bênçãos dos veículos e carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Durante todos os dias da festa da padroeira, haverá novena-missa, sempre a partir das 19h30, na igreja. No dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, acontecerá o encerramento dos festejos, com missa solene, a partir das 08h00, presidida pelo Bispo da Diocese de Picos, Dom Plinio José. No mesmo dia, logo mais às 15h00, haverá o sorteio entre amigos em prol da manutenção da igreja.

História de Nossa Senhora Aparecida

Conhecida por ser a padroeira e protetora do Brasil, ela é muito requisitada por fiéis que precisam de ajuda em um momento de aflição. A imagem dela teria sido encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.

Ela veio para os pescadores em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, a cabeça. Como ela foi “aparecida”, o nome encaixou perfeitamente e o episódio foi considerado um milagre. A principal teoria a respeito da santa é que ela tenha sido jogada na água por alguma pessoa que queria se livrar da imagem, que estava quebrada. Muitas pessoas têm a crença de que uma representação de santo quebrada pode trazer má sorte.

CLIQUE AQUI E VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS FESTEJOS

Por Wesley Monteiro / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais