33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

DNIT solicita a SEMAM que as árvores localizadas as margens da BR 316 no perímetro urbano de Picos sejam retiradas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos foi surpreendida ao ser notificada nesta segunda-feira (12), com um ofício do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No documente foi solicitado que a SEMAM realizasse a supressão de todas as árvores que ficam localizadas as margens da BR 316 no perímetro urbano que corta o município de Picos.

No ofício o DNIT alega que as árvores estejam atrapalhando a sinalização e que estão danificando os canteiros das laterais. A SEMAM de Picos recebeu o documento, contudo se posiciona contrária a supressão total das árvores, sem que haja ao menos uma substituição.

Veja o ofício na íntegra!

Ofício DNIT 2021-04-12 10.51.31

A secretária de Meio Ambiente de Picos, Fátima Sá, se reuniu com membros e colaboradores da referida pasta e chegaram ao entendimento que a SEMAM compreende que as espécies exóticas, de fato precisam ser removidas da arborização urbana. Foram plantadas em um período e contexto diferente e que agora, diante das pesquisas científicas que comprovam os impactos negativos do Nim para o ecossistema, a secretaria vem planejando essa retirada.

Contudo, Fátima Sá explica que essa retirada precisa acontecer de forma gradual, através da substituição e não apenas remoção dada à importância incontestável da arborização urbana e a necessidade desta para o município.

“No que se refere à sinalização, é possível fazer adequação através de poda ou retirada em trechos específicos. No que se refere à danificação dos canteiros, vale ressaltar que estes já estavam danificados quando se deu o início do plantio dessas espécies ainda em 2009, não sendo, portanto uma consequência exclusiva da arborização urbana. A arborização urbana é uma necessidade que precisa ser estimulada e ampliada, não suprimida”, disse a secretária.

Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fátima Sá.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais