23.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Dom Plínio diz que requerimento de Severo Eulálio sobre tombamento da Catedral é perseguição

O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, considerou como uma perseguição a iniciativa do deputado estadual Severo Eulálio Neto (MDB), de apresentar um requerimento solicitando o tombamento da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

Dom Plínio disse que, a exemplo do que aconteceu em Picos quando da aprovação pela Câmara de Vereadores de uma lei de tombamento da Catedral, também na Assembleia Legislativa  nem a Diocese de Picos e nem a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, responsável pelo templo, foram consultadas.

Proposta de tombamento da Catedral é contestada pelo bispo dom Plínio/Foto: José Maria Barros

“Diante do contexto de toda essa confusão que está acontecendo, de todo esse impasse, você avançar logo para outra [instância] dá um sinal de quase perseguição, perseguição mesmo, porque tem tantas demandas aí e até tempo suficiente anterior para ser feito isso aí. Fazer nesse ato aí acho que há uma coisa premeditada” – acredita dom Plínio.

O bispo de Picos disse ainda que não pode julgar a intenção do autor do requerimento, mas questiona por que isso saiu agora. Por que não sair exatamente depois de um consenso. “Firmar de agora por diante que vamos também botar no estado que deve ser um patrimônio tombado estadual, por que sair agora nesse contexto? E sem comunicar nada a Igreja como aconteceu aqui em Picos? – questiona dom Plínio.

Paralisação da troca do piso prejudica fiéis que frequentam a Catedral/Foto: José Maria Barros.

Diante da aprovação do requerimento por parte da Assembleia Legislativa do Estado, dom Plínio disse que já encaminhou ao governador Wellington Dias (PT, um ofício solicitando espaço para a Igreja se pronunciar sobre o assunto.

Manutenção do antigo piso é defendida por um grupo pequeno de pessoas/Foto: José Maria Barros.

“Se realmente chegar ao seu gabinete para sancionar a lei, ele precisa também ouvir a Igreja. Estamos pedindo isso aí ao governador. Eu mandei [o ofício], já está lá com ele por certo e, espero que o governador realmente tenha esse respeito com a Igreja e possa nos ouvir” – ressaltou dom Plínio José.

O bispo diocesano de Picos lembra que a Igreja São Benedito, em Teresina, está caindo aos pedaços porque ela é tombada e fica sob o âmbito do Iphan. Citou também o caso de uma Igreja em Jaicós, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, está precisando de uma reforma e o Padre passou dois anos procurando o Iphan insistentemente para que fosse feito o serviço.

Requerimento

Sem consultar a Diocese de Picos e nem a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, o deputado estadual, Severo Eulálio Neto (MDB), ingressou com requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), solicitando o tombamento da Igreja Catedral de Picos.

O requerimento foi aprovado em plenário pela Alepi no último dia 29 de maio num esforço concentrado dos deputados. Cópia da matéria foi enviada ao governador do estado, Wellington Dias (PT), a então secretária estadual de Cultura Bid Lima e ao superintendente do Iphan-Piauí, Fábio José Lustosa da Costa Ferreira.

Em sua proposta, o deputado Severo Eulálio requereu da Secretaria Estadual de Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estudo visando o tombamento da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Catedral do Município de Picos, para que ela passe a compor o patrimônio histórico do Estado.

Com informações e foto: José Maria Barros / Portal GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais