34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeral

Donos de postos de combustíveis protestam contra aumento do ICMS no Piauí

Donos de combustíveis protestam na BR-343, em Teresina — Foto: Aniele Brandão - TV CLUBE

Donos de postos de combustíveis e frentistas realizaram um protesto na tarde desta quinta-feira (4), contra o aumento de 5% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Piauí. O Governo do Piauí negou que tenha ocorrido reajuste no imposto e informou que, há anos, o valor é o mesmo.

Os manifestantes iniciaram o ato no terminal de petróleo, na Zona Sudeste de Teresina, e seguiram até a casa do governador do estado, Wellington Dias (PT), na BR-343.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis no Piauí, Alexandre Valença, o ICMS no estado é o segundo maior do país.

“A categoria tem duas reivindicações: a primeira é a redução do ICMS ou pelo menos congelar. No dia 1º de fevereiro subiu o imposto e, no dia 16 fevereiro, existe a previsão para um novo aumento. O ICMS é o maior do nordeste e o segundo do país”, explicou.

A categoria também criticou o decreto do Governo do Piauí, que prevê a suspensão de atividades comerciais não-essenciais, incluindo os postos de combustíveis, aos finais de semana, para conter o avanço do novo coronavírus.

“Nossa outra reivindicação é o ‘lockdown’, pois a ambulância e a viatura da polícia, para se deslocar, precisam de combustível e encurtar o horário de funcionamento dos estabelecimentos pode gerar mais aglomerações”, comentou o sindicalista.

Por onde os manifestantes passaram, o trânsito ficou lento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou o protesto para reorganizar o fluxo de veículos.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais