30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
Sem categoria

Dormir mais tarde não é prejudicial a crianças pequenas, diz pesquisa

Uso de repelente protege as crianças durante o sono e evita picada do Aedes aegypti — Foto: Divulgação

Crianças pequenas, com idade entre 2 e 5 anos, podem ir para a cama mais tarde sem prejuízo à saúde, mas desde que elas tenham horas suficientes de sono durante a noite, conclui um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

Publicada na revista “Pediatric obesity” em maio, a pesquisa é uma das primeiras a analisar os impactos de dormir mais tarde em crianças com idade pré-escolar.

Ir para a cama depois das 21h foi o horário definido pelos pesquisadores como “dormir tarde”. Já a quantidade de horas suficientes de sono para uma criança foi definida como 10 a 11 horas por noite.

Contudo, os pesquisadores alertam que, para crianças acima cinco anos de idade, o hábito de ir dormir depois das 21h aumenta o risco de obesidade infantil, além de possível piora na qualidade do sono.

“Nossa pesquisa ajuda a confirmar a hipótese de que mais horas de sono é benéfico para crianças pequenas, mas colocá-las na cama mais cedo só é útil quando isso faz elas dormirem mais horas [durante a noite]”, explicou no material de divulgação dos resultados a médica Melyssa Roy, que conduziu o estudo.

“Sabe-se que crianças que dormem mais horas têm menor probabilidade de estar acima do peso”, diz Roy.

A pesquisadora aconselha, contudo, que os pais estimulem os filhos pequenos a irem dormir antes das 21h, independentemente da idade e, principalmente, que eles durmam a quantidade de horas suficiente durante a noite como forma de preservar a saúde das crianças.

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais