23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Dr. Pessoa garante que não fará gestão de “querelas” e pede união dos poderes

Foto: Roberta Aline/CidadeVerde

Na abertura do ano legislativo, o prefeito Dr. Pessoa (MDB), pregou união dos poderes e garantiu que sua administração não será de “querelas”. No seu discurso presencial na Câmara de Teresina, o prefeito reafirmou que vai priorizar nove eixos: educação, saúde, segurança pública, mobilidade urbana,  geração de emprego e renda, turismo, meio ambiente, cultura e valorização dos servidores públicos. Ao falar dos mais pobres, Dr. Pessoa se emocionou e voltou a garantir que vai trabalhar para reduzir a desigualdade social.

“Hoje tinham 50 pessoas estavam pedindo para tomar café  na minha casa. E preciso que essas pessoas tenham um gosto de cidadania. Falo com o coração. Se for possível entrego meu coração para cuidar dessas pessoas miseráveis. Peço apoio de vocês vereadores”, afirmou bastante emocionado.

Sobre sua gestão, o prefeito afirmou que não quer uma administração de divergências.  “Não será uma administração de querelas, só se o diálogo falhar e não será da minha parte”, garantiu Dr. Pessoa.

Ele disse que não queria criticar o passado, mas segundo Dr. Pessoa, houve descaso da gestão anterior com a mobilidade urbana e acessibilidade.

Durante a leitura da tradicional mensagem, o prefeito lembrou da época em que era vereador e destacou a necessidade de harmonia com os parlamentares. Dr. Pessoa destacou a preocupação com a pandemia e os reflexos na economia. O prefeito destacou a necessidade de ações em áreas como saúde, educação e segurança.

“Quatro vezes fui vereador. Estou honrando e emocionado e meu perfil é falar com o coração do que com palavras eloquentes. Como Deus é bondoso. Anteriormente estava na Câmara legislando e fiscalizando. Hoje entro como prefeito para trabalhar os poderes independentes e harmônicos. Isso pela cidade. O povo clama por emprego, justiça social e políticas públicas. E o povo que pede, não é o D. Pessoa. Peço a meus ex-colegas esta harmonia. O Poder Executivo estará sempre aberto para o diálogo, para convergirmos com o objetivo de servir Teresina”, disse.

O prefeito destacou a importância da boa relação com a Câmara para o fortalecimento da democracia.

“Os Poderes são independentes e devem ser harmônicos. Assim, como princípio fundamental a independência para o avanço da democracia. Para junto alcançarmos os principais objetivos e garantir aos cidadãos o exercício dos diretos como igualdade, justiça, bem-estar social”, disse o prefeito.

Sobre a liberação das emendas impositivo, Dr. Pessoa destacou que não vai discriminar nenhum vereador. Segundo ele, oposição  e governo serão  tratados da mesma forma.

“Sobre as emendas, não vou discriminar ninguém. Vamos olhar de maneira republicana”, garantiu.

Economia

Dr. Pessoa destacou a preocupação com a elaboração de políticas para a recuperação do emprego e renda. Segundo ele, a situação  foi agravada pela pandemia.

“Poderemos saber do desenvolvimento de Teresina, mesmo no momento de fragilidade agravada pela pandemia do coronavírus. O Poder Executivo tem várias vertentes para caminhar com o Poder Legislativo. Isso baseado nas leis e no planejamento, cortando desperdícios. É uma gestão olhando para economia, emprego e renda, olhando para eficiência e legalidade”.

Saúde

Ao tratar da Saúde, o prefeito fez elogios ao secretário Gilberto Albuquerque. Ele destacou a importância de trabalhar com o governo estadual.

“Estou satisfeito com o secretario Gilberto Albuquerque. Vamos conversar com o secretário estadual. Para discutir as dificuldades que passamos. Temos leitos de UTI com pequena folga. Vi a informação nacional que continuamos em estabilidade. Isso é bom. Enquanto outros estados se mantêm em crescimento. Esse momento preciso das mãos dadas de todos. Não iremos faltar com essa responsabilidade”.

Educação 

Na área da educação, Dr. Pessoa fez críticas à falta de infraestrutura tecnológica das escolas.

“A  estrutura de prédios existem, mas a infraestrutura tecnológica  como computador, tablet, biblioteca, o incentivo legal aos professores, os ambientes de ciências estão todos fragilizados. Mesmo de maneira hibrida deixa muito a desejar. Essa infraestrutura  básica praticamente não existe. Temos que ajudar os mais vulneráveis que são as crianças e vocês podem contribuir com as emendas”, afirmou.

Segurança

Dr. Pessoa lembrou que a segurança é de responsabilidade maior do Estado. Porém, afirma que é preciso uma parceria com o município para ajudar, principalmente, a população da zona rural.

“É responsabilidade maior do poder estadual. Embora alguns digam que é responsabilidade direta do poder municipal. Estou preocupado com a segurança devido as vozes das ruas. As pessoas pedem, principalmente na zona rural. Vamos atender Teresina. Junto com o governo do estado, federal e todos que fazem a segurança no nosso País “, afirmou.

Atualizada às 9h40

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) chegou agora há pouco na Câmara de Teresina, acompanhado do secretário de Comunicação, Lucas Pereira, para abertura do ano legislativo municipal. Dr. Pessoa disse que decidiu participar presencialmente como forma de cumprimentar os ex-colegas de parlamento.

O prefeito diz que busca uma relação harmônica com a Câmara.

“O presidente Jeová disse que poderia participar de forma virtual ou presencial. Quando vi os vereadores decidir vir, essa harmonia vamos primar e tentar fluir cada vez mais. Vamos fazer a abertura  dos trabalhos e focar nas políticas públicas e na economia.Expectativa 100%. Já fui desse poder e é um poder independente. Vamos trabalhar pela harmonia. Principalmente nesse momento de dificuldade. Os poderes são independentes e harmônicos”, destacou.

Em instantes ele começará a leitura da mensagem.

Atualizada às 9h03

A Câmara de Teresina abre o Ano Legislativo nesta quarta-feira(03) com a presença do prefeito Dr. Pessoa (MDB). A expectativa era que a mensagem ao legislativo fosse feita de forma remota, mas nesta manhã, o gestor confirmou sua presença na Casa. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a mudança de planos se deve a problemas com conexão com a Internet. Todos os vereadores estão presentes.

A abertura que já havia começado a ser feita pelo presidente da Casa, vereador Jeová Alencar (MDB), teve que ser paralisada para aguardar o prefeito. Em seu discurso Jeová pedia que os vereadores e o prefeito construam uma relação de bom senso.

“Expectativa boa. Estamos de energias renovadas e prontos para trabalhar. Sabemos que é hora da união entre o Poder Legislativo e Executivo para trabalhar em prol das pessoas. Teresina cresceu muito e crescem os problemas. E necessário ter união e bom senso para trabalhar por Teresina”, disse.

Jeova pediu que os vereadores tenham paciência  com os primeiros meses de governo. Segundo ele, dificilmente haverá oposição no início das atividades.

“Nesse momento temos um governo de 30 dias. Impossível ter oposição em 30 dias. É natural que alguns vereadores possam se colocar na oposição. Isso é legitimo. Uma oposição responsável ajuda o governo”, destaca.

Entre as pautas que irão dominar os trabalhos legislativos estão a pandemia e o transporte público.

“Hoje temos um transportes sucateado. As empresas quebradas e o teresinense é que sofre. Ele que paga a passagens a vista. Se os empresários não se organizaram, não podem culpar a prefeitura”, disse.

Comissões 

Os vereadores realizam ainda hoje uma reunião para definir as comissões. A comissão de Legislação e Justiça será presidida por Dudu (PT).

O PSL indicou o vereador Luis André para as Financas.  Os vereadores Leonardo Eulalio (PL), Pollyanna Rocha (PV) e Elzuila Calisto (PT) disputam a Comissão de Saúde.

“Vamos fazer de acordo com o regimento. Será uma definição da forma mais democrática possível. Acredito que hoje devemos fazer uma sessão extra e colocar as Comissões em votação. Importante e colocar os projetos em votação”, destacou.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais