22.7 C
Piauí
24 de maio de 2019
Cidades em Foco
Geral Política

Dr. Pessoa quer suspensão da divulgação de pesquisa do Ibope

O deputado estadual e candidato a governador Dr. Pessoa apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) um pedido de suspensão de pesquisa eleitoral do Ibope, prevista para ser divulgada nesta quinta-feira (20). Ele afirma que a pesquisa é tendenciosa e fala em possibilidade de manipulação de resultados para favorecer candidatos. A Representação foi assinada nesta quinta-feira (20).

Dr. Pessoa relatou “ostensiva manipulação de critérios” estabelecida na metodologia aplicada na pesquisa, definida como quantitativa. “Espera-se que ela utilize somente variáveis quantitativas, senão, estaria descrita também como qualitativa. Porém, não é o que ocorre”, disse.

O candidato contesta o espaço amostral que o Ibope usa. Ele diz que, considerando a Lei Eleitoral, a análise deve comprovar cabalmente a área física de realização do trabalho a ser executado.

Pessoa critica o fato de o nome do ex-presidente Lula ter sido inserido no questionário, o que deixaria “evidente a falta de congruência da pesquisa”. “Induz, portanto, o eleitorado a erro, uma vez que é fato sabidamente inconteste, que o ex-candidato teve seu pedido de candidatura impugnado. Não tendo, portanto nenhuma possibilidade de ser considerado candidato presidenciável”, argumentou.

O concorrente ao Governo questionou as perguntas sobre religião e sobre o atual governador Wellington Dias (PT), em relação a aprovação ou desaprovação de sua gestão. “Assim, fica evidente a intenção velada de inserir, quase que de forma infringente o nome do atual Governador, realizando uma pesquisa de gestão no interior do pleito eleitoral”, protestou.

Concomitantemente, Dr. Pessoa requer ao Ministério Público Eleitoral que seja investigado o patrocinador da pesquisa, tendo em vista a “tendenciosidade e completo intuito de favorecimento ao candidato que se encontra líder nas pesquisas, além de outros erros e contradições”.

Por fim, o candidato requereu a concessão de liminar para determinar a imediata suspensão da divulgação do resultado da pesquisa registrada sob o nº PI08528/ 2018, sob pena de pagamento de multa. A apuração foi contratada pela TV Rádio Clube de Teresina e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais no dia 14 de setembro de 2018.

Fonte: Viagora

Notícias relacionadas

Prefeitura monta mega estrutura para shows de Gabriel Diniz e Zezo em Jacobina do Piauí

Junior Oliveira

Quadrilha que ostentava e vendia drogas em grandes shows no PI é presa

Junior Oliveira

IFPI abre 3.498 vagas em cursos técnicos; Vagas em Paulistana; veja!

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais