22.5 C
Piauí
14 de agosto de 2020
Cidades em Foco
Geral Política

Duplicação da BR 316 entre Teresina e Demerval Lobão é autorizada

Ordem de serviço foi assinada em reunião online com bancada federal do Piauí

Na tarde desta segunda-feira (13), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assinou a ordem de serviço para início das obras de duplicação da BR- 316, no trecho entre Teresina e Demerval Lobão. A solenidade aconteceu por videoconferência e contou com a participação dos parlamentares de bancada federal do Piauí. A conclusão dos serviços está prevista para o final do próximo ano.

Em pronunciamento, o senador Marcelo Castro destacou que Tarcísio é o ministro que mais tem se destacado no Governo Federal, por suas diversas ações frente à pasta.

“A bancada sempre esteve unida nas causas do Piauí. Nosso compromisso número 1 é exatamente a duplicação das saídas de Teresina. É constrangedor enfrentar as críticas de que Teresina é a única capital do Brasil que não tem suas BRs duplicadas. Hoje é um dia histórico”, disse.

Castro relembrou ainda o trabalho pela realização de outras obras estruturantes no estado. “Eu tive a oportunidade de ser presidente da Comissão de Orçamento, então nós colocamos também muitos recursos para a BR 235, para a ponte de Santa Filomena, para o viaduto da Ladeira do Uruguai, uma obra importantíssima para a região”.

O ministro Tarcísio reconheceu o esforço e agradeceu a bancada federal do Piauí. “Nunca nos tem faltado. Tem sido muito importante, determinante para que os empreendimentos no Piauí acontecessem. Trazendo as necessidades, mostrando qual o senso de urgência, e também garantindo recursos por meio de emendas. Vamos procurar honrar esse esforço, nós temos uma dívida com a bancada federal do estado”, disse.

Na oportunidade, o ministro acrescentou ainda que o projeto executivo da duplicação da BR-343, na saída Norte da capital, já foi contratado. O trecho deve ser duplicado entre Teresina e Altos.

A obra

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras de adequação de capacidade abrangem um trecho de 20,16 quilômetros de extensão da BR-316.

Além da construção da ponte sobre o riacho Marimbas e o alargamento e restauração da ponte existente, alguns elementos estruturais serão incorporados com a duplicação da da BR-316/PI, como melhoramentos na travessia urbana no município de Demerval Lobão, pistas marginais nas travessias urbanas, dispositivos de drenagem e obras complementares, como implantação de passarelas de pedestres, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e proteção ambiental.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais