23.3 C
Piauí
18 de agosto de 2019
Cidades em Foco
Economia Geral

Economia do PI cresce 86% em 12 anos; 2ª maior expansão do país

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), comemorou o resultado do PIB do Piauí referente ao ano de 2014 e considerou que os resultados de 2015 também serão positivos. Durante a apresentação dos dados levantados pela Fundação Cepro, o governador destacou que de 2002 a 2014, o Estado cresceu 86%, perdendo apenas para o Mato Grosso nesse mesmo período.

“Especificamente em 2014, perdemos apenas para o Tocantins (6,2%). O balanço é positivo. Estamos comemorando o desempenho da economia do Piauí. Nossa renda não é mais a menor do Brasil. Subiu uma casa e está empatada com várias outras, na 26ª posição. Vamos crescer ano a ano. Em 2015, também teremos um bom resultado”, declarou Wellington Dias.

Veja mais detalhes sobre o PIB do Piauí em 2014.

O governador também ressaltou que no ano passado, o Piauí foi o único Estado brasileiro com saldo positivo de empregos e afirmou que as ações que estão sendo implantadas para transformar a realidade do Estado estão voltadas para educação e qualidade de vida. “Muitas coisas foram feitas. Temos uma evolução na educação e hoje estamos acima da média brasileira. Tínhamos atraso na qualidade de vida, as pessoas tinham medo de vir para o Piauí, hoje estamos na média”, enfatiza.

Apesar dos dados positivos, os números revelam uma dependência econômica da administração pública, mas para Wellington, essa é uma realidade que já está mudando no Estado. “Quem trabalha para a prefeitura, o Estado, o governado federal e autarquias, correspondia a 43% de toda a economia do Estado. Esse percentual já reduziu para 31%. Isso é um avanço, mas o ideal é 25%”, pondera.

 

 

Jordana Cury e Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Piauiense de 17 anos se torna a mulher mais rápida do Norte e Nordeste

Junior Oliveira

Veja dicas de como aumentar suas chances de aprovação no Sisu

Junior Oliveira

Mega da Virada bate novo recorde e vai pagar mais de R$ 300 milhões

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais