Educação capacita professores e abre o ano letivo em busca de avanços na qualidade do ensino de Patos do Piauí

Em clima de alegria, a Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, através da Secretaria de Educação, realizou na última quinta-feira, 12, no auditório do CRAS, a primeira capacitação com os professores da rede municipal de ensino, abrindo oficialmente o ano letivo 2015.

IMG-20150212-WA0107

Ministrado pela professora mestre, Maria Cézar de Sousa, a capacitação teve como tema “Planejamento e execução com estratégias de trabalho e formas de avaliação”.   Segundo a palestrante, diversos temas importantes foram abordados de forma dinâmica, dentre outros, as estratégias para a Prova Brasil, que acontece este ano e servirá como subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município.

 

No último Ideb, o município de Patos superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação. A meta do MEC para o 5º ano em 2013 era 3,7. Patos obteve nota 4,4. Para os alunos do 9º ano, a meta projetada era de 3,4. O município obteve nota 3,8. “Os números do último Ideb foram positivos e comprovam que estamos no caminho certo. Nós continuamos empenhados em melhorar cada dia mais a qualidade da educação no nosso município”, disse a secretária de Educação, Maria da Penha Sousa.

 

Visando novos avanços na qualidade do ensino, a Secretaria Municipal de Educação implantou o Horário Pedagógico para os professores do Ensino Fundamental I. Com isso, os professores com carga horária de 40 horas semanais tiveram uma redução de 8 horas na jornada de trabalho em sala de aula, tempo que será destinado à realização de atividades pedagógicas como a elaboração de aulas, atividades e avaliações.

 

Maria da Penha aposta que, com mais tempo para planejar as aulas, os professores estarão mais preparados para ministrar aulas e, consequentemente, participarão de forma mais ativa do processo educativo em sua unidade escolar e no sistema municipal de ensino.

 

Na sexta-feira, 13, aconteceram os planejamentos escolares, realizados nas respectivas unidades de ensino. Segundo a secretária, as aulas da rede municipal terão início na próxima quinta-feira, dia 19, após o feriado de Carnaval. Este ano, a rede municipal matriculou 1.187 alunos nas 25 unidades escolares. O município dispõe atualmente de 89 professores.

 

 

 

 

Fonte: Cidadesnanet

Deixe uma resposta