23.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralJacobina do Piauí

Educação de Jacobina do Piauí realiza encontro sobre Programa Busca Ativa Escolar

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na tarde desta sexta-feira, 23 de abril, um encontro na Unidade Escolar Severo Rocha para discutir sobre o Projeto Busca Ativa Escolar, que visa apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

O Busca Ativa é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para os estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A Secretária de Educação de Jacobina do Piauí Edilene Paula fala que programa Busca Ativa orienta os secretários fazerem a busca de alunos, ou seja, para que não deixem ninguém fora da escola. “Mesmo agora em tempos de pandemia e com todas essas condições de isolamento, mas ninguém pode ficar fora da escola. O objetivo de hoje foi trazer esses agentes, e esses agentes irão andar pelo município de residência em residência, e os diretores e coordenadores irão apoiar esses agentes nessa busca ativa”, explica a secretária de educação.

O programa auxilia a Secretaria de Educação, diretores e coordenadores das escolas mostrando todas as estratégias de o que fazer e como fazer, para que os estudantes retornem para as atividades educacionais.

 “Estou bem consciente que vai dar certo e que vamos conseguir aumentar o nosso índice, que é muito baixo de analfabetismo e iremos buscar todos esses meninos, tanto adultos como crianças, todos que estiverem fora da escola vamos trazer de volta para a escola. A meta é ninguém fora da escola como diz o programa, mesmo que de outras formas como agora que é remoto, mas estamos torcendo para que logo estejamos presenciais nas escolas, então a meta é não deixar ninguém fora da escola”, finalizou a secretária Edilene Paula.

Por Paloma Sene / Estagiária do portal Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais