30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeral

Educação de São Francisco de Assis promove Formação Pedagógica e prepara professores para ano letivo

Com o intuito de preparar os professores para o ano letivo, a Prefeitura de São Francisco de Assis-PI, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no período de 24 a 25 de fevereiro, a Formação Pedagógica 2022, com dois dias de muitas discussões e preparação da classe de educadores para o inicio das aulas presenciais no próximo dia 14 de março no município.

O evento teve como tema central: “Retomar e inovar para transformar” e foi realizado no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Marcou presença na formação o prefeito Josimar Oliveira, o vice-prefeito Filho, o presidente da Câmara Municial Ranilson Alencar, a vereadora Solange Santos e professores da rede municipal de ensino.  

Na abertura da formação, prefeito Josimar Oliveira destacou a importância do evento para a discussão relacionada a educação, para que o município possa se preparar cada vez mais para a volta ao novo. Ele afirmou que é necessário o retorno das aulas e pediu o apoio de todos os profissionais para que seja feito um trabalho para um retorno de sucesso.

“Nós sabemos que é um momento difícil […] Mas a gente viu que era necessário o retorno dessas aulas e o próprio Ministério Público recomendou a todos os prefeito do Piauí que retornem as aulas presencialmente. Então é hora da gente se organizar e preparar os alunos, pais e professores para o retorno das aulas”, comenta o prefeito Josimar Oliveira.

A secretária de educação, Vera Maria, afirma que em 2021, a volta as aulas remotas possibilitaram aos professionais da educação, a ressignificação de aprendizados e posicionamentos, a partir das realidades vivenciadas pela escola, no momento pandêmico. “Agora em 2022 será ofertada com caráter formativo, acolhedor e reflexivo, tendo em vista, o retorno integral das aulas presenciais e o ingresso dos novos profissionais”, lembra Vera Maria.

A secretária fez questão de agradecer a participação dos professores, coordenadores e supervisor da rede de ensino, além de agradecer a presença do prefeito, do vice-prefeito e do presidente da Câmara. “É um ano de mudança, preparação, de muito estudo, conhecimento e abertura ao novo. Este é um modelo desafiador que permitirá um crescimento dos nossos alunos e dos nossos professores”, finaliza Vera Maria.

O advogado e especialista em educação, professor Cleverson Moreira, foi o palestrante do primeiro dia de formação. Ele explanou sobre educação em perspectiva; novos saberes e novas identidades, educação e transformação, ABNCC e a educação para o século XXI, além de abordar sobre aprendizagem através das competências socioemocionais.  

Em entrevista, o professor afirmou que a formação foi um momento importante para a retomada do ano letivo 2022. Ele explicou que foi discutido temas que traz a inovação para a educação, pois o mundo passa pelo período pandêmico e é necessário repensar a educação, principalmente com a volta para o sistema presencial.

Clique aqui e veja todas as fotos da abertura da Formação Pedagógica 2022 em São Francisco de Assis

Cleverson Moreira avaliou a formação como muito positiva e destacou a participação dos professores que estavam curiosos, interessados em aprender o novo e se preparando com muita atenção para essa nova realidade de ensino.

“Então foram professores que deram bastante atenção, que interagiram durante a nossa participação no evento e demostraram comprometimento com a educação. Eu fico muito satisfeito com essa reação que vi aqui dos professores, olhando para o futuro e se preparando melhor para ensinar”, pontua o professor.

O segundo dia foi marcado pela participação de dois palestrantes, o primeiro Dr. Robson Eugênio, que tratou sobre desafios do ser professor e professora na pandemia Covid-19, jogos e suas multiplicidades na ação docente. A segunda palestra foi conduzida pela psicopedagoga Nayana Pimentel, que explanou sobre dificuldades de aprendizagem: Como identificar e acolher os alunos? Entendendo um pouco sobre TDAH e Dislexia.

A secretária municipal de educação Vera Maria preparou uma excelente recepção para a classe com entrega de kits para os profissionais, além de lanches e um delicioso almoço preparado carinhosamente pelas cozinheiras da educação: Jesuínta Fereira, Luzineide Rodrigues e Diana Ribeiro, que foi servido na Unidade Escolar Capitão Vitalino dos Santos.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais