25.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
Sem categoria

Eleições 2020: Sistema permitirá consultar condenações criminais de candidatos

Foto ilustrativa reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram na última terça-feira (18), a regulamentação para o uso do Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos (Infodip) que deverá ser utilizado a partir das eleições municipais deste ano.

De acordo com o TSE, o Infodip foi criando pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) no ano de 2013, e consiste em uma base de dados com informações sobre condenações criminais e de improbidade administrativa que levam à suspensão dos direitos políticos dos candidatos.

A partir do cruzamento de dados disponíveis na plataforma é possível consultar se o candidato está com os direitos políticos suspensos em qualquer local do território nacional. Dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais, apenas Ceará, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina ainda não adotam o sistema.

Conforme o TSE, as informações da plataforma podem ser utilizadas em impugnações no processo de registro de candidatura, já que só podem concorrer a cargos eleitos pessoas que estiverem com os direitos políticos em dia.

Para o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a validação do Infodip representa mais um passo para a informatização da Justiça.

Fonte: Viagora

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais