23.1 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPicos

Eletrobrás organiza megaoperação de corte de energia de inadimplentes na região de Picos

A partir desta quarta-feira, 15, a Eletrobrás Piauí deu início a uma megaoperação de cortes de energia dos consumidores inadimplentes na cidade e região de Picos. Pelo menos 30 equipes foram mobilizadas para esse serviço. A concentração aconteceu das equipes na Av. Deputado Sá Urtiga.

Segundo o gerente do Departamento de Serviços da Eletrobrás, Adail Viana, a operação se prolongará por no mínimo 30 dias, até terem sanado a inadimplência dos clientes. O débito dos consumidores da região, que para a Eletrobrás abrange 157 municípios, está em R$ 12,5 milhões, destes, apenas R$ 2,5 milhões na cidade de Picos.

Estão sujeitos ao corte do fornecimento de energia elétrica os consumidores que acumularem mais de um boleto de cobrança, ou seja, quando o cliente não paga o “talão de luz” de um mês, a cobrança é lembrada no mês seguinte, junto com a outra conta. Caso o pagamento não seja efetuado, o fornecimento é interrompido.

Adail Viana informa que a empresa tem monitorado o desvio da energia elétrica, o chamado “gato”, que na realidade se constitui em roubo de energia elétrica. Onze equipes estão focadas exclusivamente em identificar os autores desse crime, tipificado no Código Penal que pode resultar em multa e até cadeia.

“O furto de energia está inscrito no Código Pena, quem é pego está sujeito a ser preso, é claro que é um crime afiançável, mas vai responder a um processo. Além de que todas as funções administrativas e cobranças serão tomadas para rever essa energia que foi consumida e não foi paga”, destacou.

Adail Viana informa que as perdas da Eletrobrás por consumo de energia elétrica não contabilizado devido aos “gatos” chega a 30% em todo o Piauí. Ele acredita que a realidade não é diferente na cidade de Picos. “Nós estamos mapeando a situação aqui porque sabemos que está sendo distribuído de forma irregular no mercado um imã que é colado na caixa de medição e já identificamos quem está distribuindo e a polícia está investigando para que possamos sanar esse problema”, comentou.

Quanto aos questionamentos constantes da duvidosa qualidade do serviço oferecido pela Eletrobrás na cidade de Picos, Adail Viana informou que estão sendo construídos “dois alimentadores” para atender os shoppings centers e também aumentar a capacidade de atender as residências.

 

 

Fonte: Folha Atual

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais