23.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Elmano Férrer toma posse como senador do Piauí

O senador Elmano Férrer (PTB) tomou posse na tarde de hoje (1), em Brasília. Eleito em outubro, ele ocupa a vaga deixada pelo ex-senador João Vicente Claudino (PTB). Além dele, tomaram posse mais 26 parlamentares. A senadora Regina Sousa (PT) tomou posse no dia 1º de janeiro, já que era suplente do então senador Wellington Dias, eleito governador.

 

O grupo, que representa um terço do total de senadores, conta com 19 estreantes, cinco reeleitos para mais oito anos na Casa e três que já foram senadores em legislaturas anteriores.

 

A sessão de posse começou às 14h55 e foi presidida por Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente da Mesa da legislatura que se encerra. “Após abrir a sessão, Renan atestou que toda a documentação necessária à diplomação se encontrava na Mesa. Em seguida, convidou José Maranhão (PMDB-PB), que é o mais idoso entre os eleitos, com 81 anos, para ler o juramento que consta no Regimento Interno do Senado:

 

“Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

 

Na sequência, cada um dos eleitos firmou juramento dizendo “Assim o prometo” após ter seu nome chamado, conforme a ordem de criação dos estados. Com isso, foi oficializada a posse e todos se levantaram para ouvir o Hino Nacional, cantado pelo Coral do Senado.

 

Renan então suspendeu a sessão, chamada no Regimento Interno de primeira sessão preparatória. Antes, ele convocou os 27 eleitos e os 54 senadores que têm mais quatro anos de mandato para a segunda sessão preparatória, para a eleição do presidente do Senado do próximo biênio (2015-2016).

 

 

 

Fonte: Agência Senado

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais